Brincadeiras
Por: ivonepatybaraba • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
FACIAP - Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel
Professora: Ainda
Acadêmicas:
Márcia G. Bergamasco
Patrícia Baraba
Patrícia de Souza
Atividades Praticas Supervisionadas
Etapa 4: O brincar no programa do primeiro Ano
Cascavel 06 de Maio de 2014
ETAPA 4 PASSO 2
A importância do brincar
Brincar é uma das partes principais que faz parte da infância, ela reforça os laços afetivos que a criança tem com o adulto e o amor que um sente pelo outro.
Com a brincadeira ela encontra o meio para criar construir-se como sujeito e elaborar a sua vivência, brincando ela aprende coisas que ninguém pode ensinar, com isso ela se prepara para a vida e o meio que esta inserida.
Durante as brincadeiras o professor pode observara autonomia e sua socialização e ver como ela entende os papéis das interações lúdicas. Em cada etapa de idade, a brincadeira tem a sua importância sendo fundamental para o desenvolvi mento global da criança, já nas brincadeiras com a linguagem, permite que a criança use símbolos para substituir os objetos, tendo como exemplo quando apresentamos uma historia infantil para ser dramatizada.
Os jogos de faz de conta dão à criança a oportunidade de imitar, imaginar, criar. A mesma devera ter opções de brincadeiras como: pular corda, amarelinha, cantar, trocar figurinhas, etc.
Neste lúdico , quando trabalhado com as crianças estará contribuindo com o desenvolvimento cognitivo, social e mental. Sem sombra de duvida é fundamental quando toda criança participe de brincadeiras, pois durante a realização é que se percebe quando uma criança tem alguma dificuldade com algum ritmo ou mesmo com a coordenação na realização das mesmas.
Brincadeiras é de estrema importância no desenvolvimento da criança faz com que ela esqueça dos problemas e dificuldades enfrentadas no seu dia a dia, das coisas que á fazem sofrer. Brincar com outras crianças é um meio de expressão que pode ser representada por ela.
Sendo diferente brincadeiras desenvolve conhecimento de cultura assim for trabalhado. Os pais tem que buscar seu lado criança e brincar juntos com seus filhos incentivando as brincadeiras e sendo parceiro.
...