Brincadeiras
Por: danife • 25/10/2015 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
Relatório palestra Priscili Silva Moura
A arte tem sido tradicionalmente, parte importante nos programas da chamada primeira infância. No nosso país, temos a real convicção que a educação infantil necessita de mais profissionais que entendam a arte em suas diversas modalidades e variações como o inicio da escolarização da criança de maneira lúdica, criativa e envolvente, mas sobre tudo, intencional.
Quando trabalhada e estimulada as crianças são capazes de na vida adulta torna-se portadoras dos verdadeiros valores essenciais a vida. Assim a arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade a criatividade, e proporcionar uma leitura de mundo.
A artes estão presentes sempre na vida dos pequenos como por exemplo, nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos e etc. As artes tem o poder de conduzir a criança a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver explorar e confiar no seu potencial.
Professores da educação infantil, devem sempre utilizar muito a linguagens da arte do cotidiano da sala de aula e produzir trabalhos ultilizando o desenho, a pintura, a modelagem, a colagem, a construção, entre outras, e desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
O desenvolvimento artístico de uma criança jamais pode ser comparado com o de outra, cada uma tem seu tempo, e não cabe a nós professoras, interferir nessa particular evolução. Em função da criança ser constantemente movida por meio de estímulos temos que oferecer ferramentas.
Finalizando, o objetivo da arte na educação não é de modo algum a formação de futuros artistas, mas sim o enriquecimento da criança e seu nível cultural que a levará a um desenvolvimento no seu todo humano, temos em nossa mente que a ausência de uma educação com horizonte artísticas deixa de lado o que proporciona prazer e alegria, as crianças ajudam a construir o conhecimento e o saber deste individuo em permanente crescimento.
Observação: Adorei a palestra com a professora Priscili Silva Moura, uma excelente professora e muito grandioso ter passado as próprias experiências em salas e de seu cotidiano para nos alunos, foi maravilhoso.
NÃO SE ALFABETIZA FAZENDO APENAS JUNTAREM A LETRA . HÁ UAM ALFABETIZAÇÃO CULTURAL SIM A QUAL A LETRA POUCO SIGNIFICA...
Ana Mãe Barbosa.
...