Brincar na educação infantil
Por: suelipedagogia • 7/11/2015 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
1. O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?
O fenômeno literário é composto de aspectos concreto e abstrato. Concreto é o mais específico meio de comunicação, representados por experiências que quando transformadas em palavras pelo autor, se tornam realidade efetiva como exemplo o livro. O abstrato são as emoções, sentimentos, experiências de diversas naturezas. Tem por finalidade comunicar idéias do criador ao seu destinatário, para que as produções perdurem através do tempo. Contribui para produções literárias exercendo importante papel na formação tanto da criança quanto adolescente, transmitindo em forma de produções o acesso á leitura com emoção e prazer, ajudando torná-los cidadãos críticos e avivando suas fantasias. Levam-nos do real ao surreal, exatamente do concreto ao abstrato, permite-nos ser e fazermos o que quisermos num mundo real-imaginário e principalmente auxilia-nos a absorver algo que uma vez adquirido será para sempre nosso: o conhecimento.
2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?
O professor deve compreender a matéria literária e seus fatores estruturais, pois por ser ele o mediador, deverá passar para seus alunos informações com clareza e incentivá-los a usar a imaginação, despertar a curiosidade, os sentimentos, o lúdico. Também deverá atentar-se com palavras que auxiliam o entendimento de acordo com a faixa etária da turma, cabe ao professor utilizar como meios de comunicação e aprendizado não somente palavras e textos, mas mergulhar no universo infantil utilizando fantoches, o teatro, fantasias, cenários entre outros meios que colaborarão para o processo de aprendizado da criança, uma vez que, influenciaremos de forma direta na formação do caráter dos futuros cidadãos e isso poderá ocorrer de forma positiva ou não dependendo da maneira que escolhermos para mediarmos tantas informações.
De tudo que li e todo pouco que sei, despertam-me a vontade de viver o que não vivi, de ser como sonhei e de deixar um caminho a ser traçado com menos dor e mais amor. Acordei. Sueli Corrêa.
...