CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
Por: Ana Beatriz Lourenço • 16/8/2016 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2016 -2
Disciplina: GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1
Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES
Aluno (a): Ana Beatriz Lourenço Fernandes Pinto
Matr.: 15112080086
Polo: Rocinha
1- Apresente 3 ideias da GEOGRAFIA CRITICA, explicando-as e diferenciando-as da GEOGRAFIA TRADICIONAL. (10,0)
A Geografia Crítica valoriza o indivíduo e sua formação cultural baseando-se no seu desenvolvimento pessoal, marcado pelas influências e observações do mundo em que é inserido. Formação essa, que irá compor a visão e criação de si e do mundo, baseada em herança cultural, valores, costumes, etc. Respeitando e valorizando o sujeito e a subjetividade, que até então era tratada com caráter individual, padrão, uniforme.
Possui uma característica de escola geográfica que defende uma diminuição das desigualdades socio-econômicas e regionais, contrapondo a Geografia Tradicional por não excluir os problemas sociais e baseados em uma ideologia de poder aonde o que era ensinado tinha como objetivo formar indivíduos por apenas uma vertente e um conceito. Objetivava transformar a Geografia num instrumento de mudança social, denunciando, a partir dela, as desigualdades socioespaciais.
Eles defendiam uma educação que estimulasse o entendimento e observação do meio para formação da inteligência e espírito crítico e não a partir da memorização de conceitos e estudo pela leitura de mapas e escalas sem aproximar e dar sentido ao que era estudado, além de “aproximar” a grade disciplinar uma vez que a Geografia era tratada como conteúdo isolado das demais Ciências.
...