CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL
Por: Milinha2607 • 5/12/2018 • Artigo • 3.389 Palavras (14 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO CAXIAS DO SUL
CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA
Disciplinas norteadoras: Ética, Política e Cidadania; Políticas Públicas da Educação Básica; Educação e Diversidade; Psicologia da Educação e da Aprendizagem; Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem.
CAMILA DA SILVA MARQUES RA 8570705674
GRAZIELA DOS REIS MARQUES RA 8755724475
GRAZIELE SOUZA CORREIA RA 8399673552
JANE FERNANDA R. DE LARIA SANTOS RA 8758728621
NOME DO TUTOR:
CARLOS ROBERTO BALAROTTI
CAXIAS DO SUL / RS
2018
- INTRODUÇÃO
A importância do conhecimento cientifico diz respeito as principais características, relações e importância do senso comum e do conhecimento cientifico. Através de uma analise simplificada das características e das relações entre o senso comum e o conhecimento cientifico entendemos que eles existem na pretensão de construir uma resposta segura para sanar as duvidas existentes com racionalidade e objetividade. A psicologia da educação tem um papel respeitável no que diz respeito ao aprimoramento de professores e profissionais da educação, auxilia na busca de soluções de problemas que envolvem o aprendiz, criando estratégias que permitam decidir sobre a relevância e pertinência dos princípios psicológicos e que facilitam sua aplicação.
O grande desafio é educar de acordo com a realidade individual, abordando o individuo como um todo e assim originar o seu conhecimento e educação; é necessário compreender que o processo educativo depende das características, interesses e possibilidades dos indivíduos envolvidos, levando em conta a historia e contexto de vida que os envolve.
Althusser ((1974, ps.64-65) atribui à escola uma grande responsabilidade pela reprodução social. Ele afirma que esta tem nas mãos todas as crianças, independentemente de classe social, e numa idade em que estão vulneráveis, recebendo a influência do aparelho de estado familiar e do aparelho de estado escolar, os quais, por sua vez, estão envolvidos pela ideologia dominante.
A constituição Brasileira de 1988 estabelece que “ edudação” é “ um direito de todos, um dever do estado e da família”.
Portanto, o objetivo deste trabalho é mostrarque o professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função que o aluno como um sujeito de múltiplas relações, e que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade independente das suas condições físicas, psicológicas, econômicas ou sociais,o professor deve estar apto a ensinar.
- REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO NA APRENDIZAGEM
A importância do conhecimento científico diz respeito às principais características, relaçõese importância do senso comum e do conhecimento científico. Este estudo esclarece asprincipais duvidas a respeito do senso comum e do conhecimento cientifico, através de umaanalise simplificada das características e das relações entre o senso comum e oconhecimento cientifico, dando ênfase a importância do conhecimento cientifico, chegandoa conclusão de que o conhecimento cientifico é descoberto através do senso comum quesão conhecimentos existentes insuficientes para explicar os problemas surgidos. Elesexistem na pretensão de construir uma resposta segura para sanar as duvidas existentescom racionalidade e objetividade.
Foi no início do século XVII, quando o mundo europeu passava por profundastransformações, que o homem se tornou o centro da natureza (antropocentrismo).
Acompanhando o movimento histórico, ele mudou toda a estrutura do pensamento erompeu com as concepções de Aristóteles, ainda vigentes e defendidas pela Igreja,segundo as quais tudo era hierarquizado e imóvel, desde as instituições e até mesmo oplaneta Terra. O homem passou, então, a ver a natureza como objeto de sua ação e de seuconhecimento, podendo nela interferir. Portanto, podia formular hipóteses e experimentá-laspara verificar a sua veracidade, superando assim as explicações metafísicas e teológicasque até então predominavam. O mundo imóvel foi substituído por um universo aberto einfinito, ligado a uma unidade de leis. Era o nascimento da ciência enquanto um objetoespecífico de investigação, com um método próprio para o controle da produção doconhecimento. Assim sendo, ciência e filosofia se separam.
Podemos afirmar que o conhecimento científico é uma conquista recente da humanidade, pois tem apenas trezentos anos. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teoriasque revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento apartir da razão.
Ele transformou-se numa prática constante,procurando afastar crenças supersticiosas e ignorância, através de métodos rigorosos, paraproduzir um conhecimento sistemático, preciso e objetivo que garanta prever acontecimentoe agir de forma mais segura.
Sendo assim, o que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor.
Ao passo que o conhecimento daquele que estudou algo foi obtidocom esforço, usando se um método, uma crítica mais pensada e uma organização maiselaborada dos conhecimentos. (LARA, p 56, 1983).
O senso comum e a ciência partem do mesmo princípio: a necessidade do homem decompreender o mundo e a si mesmo. O ser humano, por milhares de anos, viveu numasociedade em que não havia ciência e mesmo assim deu continuidade ao processo deevolução. É preciso compreender que sendo a ciência um refinamento do senso comum,devemos então respeitá-lo e não desprezá-lo, já que esse serve de ponto de partida paraaquela.
Desta forma qual a importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem dos alunos?
O comprometimento dos professores com todos os envolvidos no processo deaquisição do saber é essencial para sua formação. É necessário tomar o conhecimento científico e a formação do professor comoessencial para o desenvolvimento da aprendizagem significativa. O professor deveráconhecer seu estudante, afetos e interesses, a partir daí adotar estratégias e metodologiasque ajudarão o aluno na realização das atividades propostas.
...