Cantigas de Roda na Educação Infantil
Por: natasha rubya • 18/12/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 392 Visualizações
INSTITUTO ENSINAR BRASIL
Cantigas de roda na educação infantil: um resgate histórico nos Centros Educacionais do Município de Iúna (Sede)
ALCILIANE GOMES
NATASHA RUBYA
PRISCILA RIBEIRO
IÚNA
2018
Cantigas de roda na educação infantil: um resgate histórico nos Centros Educacionais do Município de Iúna (Sede)
A presente pesquisa buscou analisar se os centros educacionais de Iúna trabalham com as cantigas de roda. Com o objetivo de desenvolver estratégias dentro dos eixos temáticos expressão corporal e linguagem, com o intuito de orientar e contribuir para a formação dos educandos, através do resgate das cantigas de roda, tentando proporcionar a esses uma convivência escolar e social mais harmoniosa.
Com crianças perdendo o espaço para brincar na rua devido a falta de segurança e espaços substituídos por moradias acabam ficando em casa impedindo de vivenciarem brincadeiras em espaço não formal de aprendizagem, conseqüentemente expressivas presenças das tecnologias (vídeo game, tablet, celulares) e perdendo o valor da cultura iunense, não aprendendo a brincar e a se socializar. A cantiga de roda promove o contato das crianças na escola, oportunizam essa socialização levando a criança a reviver experiências e hábitos do nosso passado.
As cantigas são uma prática comum em Iúna, sendo de extrema importância na educação, trabalhando com aprendizagem, podemos incluir de forma fácil e descontraída as cantigas de roda na educação infantil, tendo não somente versos rimados e curtos permitem ampliar o repertório e o vocabulário do aluno com músicas populares e de fácil memorização.
Constatando em pesquisas científicas e evidenciadas na prática, a música é uma arte e está presente em vários momentos da nossa vida, é uma atividade que proporciona o desenvolvimento e a imaginação da criança, visto que brincando ela tende a realizar, no plano simbólico, as ações do mundo adulto, auxiliando, inclusive, no desenvolvimento da atenção, imitação, memória, imaginação, socialização, interação. Sendo uma forma de ensinar brincando, um grupo de crianças, dão as mãos e cantão músicas contendo melodias e ritmos de acordo com a cultura local.
“As cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical tem grande importância, pois é por meio das interações que se estabelecem. (...) Os movimentos de troca e comunicação sonoro-musicais favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto com a música.” (BRITO, 1998, p. 49)
Essa atividade é estimulada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD 9394/96), pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA 8069/90) e pelos Parâmetros Curriculares a Inclusão Infantil (RCNEI) que procuram promover a valorização das manifestações no ambiente escolar considerando a peculiaridade escolar. Sabe-se que os PCN’s5 - Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação dialogam e articulam ações que busquem resgatar a cultura popular de um povo
As cantigas de rodas parlendas têm grandes relevâncias na educação infantil, pois é por meio da interação da musicalidade que as crianças desenvolvem um repertório que lhes permitira comunicar-se pelos sons, ainda favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo e ensina outras tradições, costumes e novas culturas.
Segundo Tizuko Marchida:
“Educar é desenvolver a criança significa introduzir brincadeiras mediadas pela ação do adulto, sem omitir a cultura, o repertorio de imagens sociais e culturais que enriquece o imaginário infantil.” (kishimoto, 1992, p 26)
A música por sua vez, estimula o desenvolvimento da fala, audição, movimento do corpo, no pensamento lógico e estético, assim Vigotsky expressa que a criança pequena tem a capacidade de se expressar através da mímica comunicando aquilo que não é capaz de comunicar verbalmente. Tende-se que a percepção e o entendimento que a criança tem em um primeiro momento ao ouvir a música pode não ser entendido profundamente, porém fica guardada em seu cérebro e ao longo do ensinamento ela vai sendo resgatada.
A metodologia utilizada para essa pesquisa foi através de consultas bibliográficas aos autores como Kishimoto, Brito, entre outros. O qual nos mostra que a teoria e a prática acadêmica de cantiga de roda na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Para complementar a pesquisa, foi aplicada entrevistas quantitativas com professores de três centros educacionais infantil no município de Iúna (sede). Sendo elas CEI Maria da Penha, CEI Casulo e CEI Vovó Orcília. Professores de crianças com idades de 03 a 05 anos, através desta nos mostra grande desempenho da criança ao brincar.
Através desta pesquisa, ficou claro que brincando a criança cria um gosto pela escola, contribuindo positivamente para o ambiente na escola tornando o aprendizado divertido. Resgatando o prazer pela aprendizagem tornando satisfatório para a criança, professor e familiares que se envolvem. Conforme nos afirma Kishimoto (2005) “a vida da criança é toda permeada pela brincadeira e pelo fantasiar. É nesse momento que ela experimenta suas novas habilidades, explora seu potencial, exercita sua imaginação, sua sociabilidade e sua criatividade”. Com base nessa afirmação e as entrevistas com professores e alunos podemos analisar os gráficos abaixo:
Gráfico 01
Qual a opinião do professor em relação às cantigas de roda?
[pic 1] | |||||||
Analisando o gráfico 01, perguntamos aos professores qual era a opinião em relação às cantigas de roda 89% dos entrevistados relataram uma conduta fundamental na educação infantil, levando a confirmação que as cantigas de roda devem estar inseridas no cotidiano escolar por desempenhar um grande papel cultural e intelectual do ser humano.
Gráfico 02
Ao ver do docente essa atividade proporciona o desenvolvimento e a imaginação da criança?
...