Como Chegar à Universalização do Ensino médio
Artigo: Como Chegar à Universalização do Ensino médio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardoafonso • 3/11/2014 • Artigo • 326 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
A universalização do Ensino Médio envolve muitos desafios, principalmente do governo com inserção de políticas públicas para atender as necessidades existentes e favorecer mudanças ou reformas estruturais que promovam a superação da atual estrutura social geradora da desigualdade presente em nossa sociedade. A educação a arma mais viável de se transformar uma sociedade, ou para provocar mudanças em uma sociedade. A permanência do jovem na escola, pois o jovem entra com facilidade, evade-se, talvez por falta de uma escola acolhedora, uma escola que repense a função social que a ela é atribuída. Uma escola em que os jovens se concretizem por meio da ação e do esforço pessoal para a transformação dos valores e adaptação à realidade. Assim, é importante a construção de novos espaços dentro da escola para o exercício de diferentes atividades, para que a mesma seja vista como um lugar em que os jovens entram, sintam prazer tanto em estar, como em continuar. Outro desafio é, formação de profissionais aptos para atendimento à clientela jovem ou que saibam trabalhar com a juventude, compreendendo a realidade apresentada de cada um. Assim, poderemos reconquistar a clientela jovem, tanto os que estão dentro da escola, como os que estão fora. A universalização requer muitas mudanças.
A educação deve ter como foco a formação para o mundo do trabalho continuando o ensino normal. É necessário uma revisão curricular, dando sentido aos conteúdos que estão sendo ministrados. Para que isso aconteça, deve-se envolver a classe estudantil na escolha dos conteúdos que serão trabalhados na escola. O currículos deve abranger tanto a formação continuada, voltada para a universidade quanto a formação para o mercado de trabalho a curto e médio prazo, tendo a ciência, o trabalho, a cultura e a tecnologia como eixos centrais do conhecimento, tornando a escola mais atrativa para alunos oriundos da classes sociais menos favorecidas, uma vez que possibilita a sua inserção no mercado de trabalho e ainda sinaliza com possibilidade de dar prosseguimento aos estudos.
...