TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender a Inclusão social de pessoas com deficiência

Por:   •  27/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  11.342 Palavras (46 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 46

DAIANE GOMES RAMOS DA SILVA

PROJETO E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Atividade apresentada como parte do projeto e prática de ação pedagógica apresentada pelos alunos do 3°/4° semestre do curso de pedagogia, sob orientação da Prof.ª Maria Célia Cardoso Lima.

Brasília

2017

Tema pesquisado:

Compreender a Inclusão social de pessoas com deficiência;

Justificativa:

Por se tratar de um tema pouco falado pela sociedade atual, é necessário que busquemos nos aprofundar em assuntos que a englobam, e nos dê a oportunidade de aprender, e por este motivo escolhi tratar a respeito deste tema.

O mesmo nos traz tamanha importância como futuros pedagogos pelo fato de que, pode nos proporcionar devidos entendimentos desenvolvidos pelas interações sociais e interpessoais para o desempenho de crianças, como um estímulo a práticas tanto em sala de aula, como também para a sua formação na sociedade atual, para que a mesma seja ágil, inteligente humanitária, dentro de suas capacidades específicas.

Além de passar para o seu aluno o intuito de que ele possui valor e que tem seu lugar garantido dentro de sua comunidade, país e no mundo, e que ele não está e nem pode se sentir excluído. É de suma importância que se trabalhe em todos os pontos dentro de uma sociedade, e principalmente sem nenhum tipo de preconceito ou acepções, já que dentro da educação não pode haver esses tipos de comportamentos, pois o nosso maior papel é fazer com que qualquer indivíduo adentre na sociedade em que se encontra.

Informar por que escolheu esse tema?

Foi de suma importância a escolha deste tema para que se aprendam mais a respeito de diferenças existentes em nosso meio, assim como as diversas maneiras que devemos trabalhar a inclusão social, principalmente dentro da educação e com pessoas especiais.

Qual a importância para o pedagogo?

Fazer a diferença dentro das escolas e principalmente trabalhar a igualdade social, e mostrando que todos têm o direito de aprender e terem uma boa educação e com muita qualidade.

Apresenta-se a seguir cinco assuntos relacionados com o tema pesquisado:

1º A inclusão nos centros educacionais:

Um bom ensino para todos os alunos se distingue pela qualidade, e o desafio de fazê-lo concretizar-se, é papel de todos que compõem um âmbito escolar. A escola em geral se torna inclusiva quando reconhece as diversificadas diferenças dos alunos diante dos procedimentos educativos, buscando a colaboração de todos, e elaborando novas práticas pedagógicas. Uma escola inclusiva pode ter como base os seguintes conceitos.

Todas as crianças conseguem aprender; todas as crianças frequentam classes regulares adequadas à sua idade em suas escolas locais, [...] recebem programas educativos adequados, [...] recebem um currículo relevante ás suas necessidades, [...] participam de atividades co-curriculares e extracurriculares, [e] beneficiam-se da cooperação e da colaboração entre seus lares, sua escola e sua comunidade. (Brunswick, 1994; ver também Porter e Richter, 1991).

É importante ressaltar que, essa nova prática de inclusão não seria de facilidade e nem imediata, já que a mesma depende de transformações que vão além das instituições de ensino e das salas de aula. Para que a escola possa possuir êxodo, é evidente a necessidade de avanços e desenvolvimentos de novas ideias, como também planejamentos de práticas pedagógicas que vão ao encontro da inclusão social.

O termo inclusão escolar associa-se mais a inclusão educacional de pessoas com deficiência física ou mental. E importante que saibamos que, recusar-se a ensinar uma criança ou jovem portando alguma deficiência e crime, pois todas as escolas devem garantir atendimento especializado onde se denomina por Educação Especial. Existe a diferença de escolarização especial, que atende crianças ou jovens em salas de aula ou escolas separadas das demais crianças, como por exemplo, Centros Educacionais Especiais, e importantes que todas ingressem em escolas normais para que estas se tornem acolhidas por todos independente de qualquer diferença física ou mental, como também que se acabe qualquer tipo de preconceito que possa vir a existir na sociedade.

Segundo a LDBBEN 9394/96, seria uma modalidade ou educação escolar que atravessa todas as etapas e níveis de ensino. Diferenciando assim educação de escola especial, a primeira necessita de uma linguagem que abranja não só as escolas mais também a sociedade, e as escolas são integradas a sistemas educacionais (como conselhos, serviços de apoio e etc.). De acordo com a Declaração de Salamanca sobre necessidades educacionais especiais, “aquelas que possuem necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola normal, o qual deve acomodá-las dentro de uma pedagogia centrada na criança capaz de atender ás suas necessidades”. (UNESCO, 1995).

Como certa conclusão a respeito do que foi citado acima, isto seria muito importante para que não haja nenhum tipo de discriminação perante as diferenças sejam elas quaisquer que forem como em um processo de inclusão para que todos se integrem em um patamar de trazer somente pontos positivos para a educação de nosso país. Segundo Thomas (1997, p. 103), foi destacado que a popularidade da noção de inclusão deve-se ao fato de que ela ressoa com ideias de inclusão em um contexto mais amplo, na sociedade e em um mundo onde todos têm um interesse e ninguém é excluídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com