Contra reforma
Por: jambaruc • 23/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.949 Palavras (12 Páginas) • 349 Visualizações
ETAPA 1
1.2 Questões
Camila Fernandes Franco Da Silva
R.A: 6662410771
1 - O que significa afirmar que “somos feitos de tempo”?
R - Os seres humanos vivem no mundo onde seus cotidianos mudam em cada instante mudamos pensamentos atitudes em nossa vida.
2 - Explique por que a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.
R - Preserva a memoria de uma sociedade não significa viver ao passado impedir o seu desenvolvimento como elemento fundamental da identidade cultura individual e coletiva, a preservação da memoria histórica a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em tempos.
O passado só existe por que o presente o recorda o passado não e uma imagem tranquila mais paralisou em nossas forças o fato de vivermos o passado no presente e não cosegui modificar tornar o passado algo imóvel no tempo.
3 - Resumir os quatros argumentos de Antônio Nóvoa justificando a importância da história da educação.
R - A historia da educação e um dos meios que temos de mantermos viva a nossa consciência critica ela mostra a importância para termos curiosidades em nossa mente como duvidas interrogações em nossa cabeça.
R - A historia da educação ajuda a termos ideias mesmo que sejam reais ou coisa da nossa imaginação ela nos ajuda achar uma logica a descobrir o que e por meio da qual se definem memorias e tradições.
R - Neste argumento ele deixa bem claro que a história não e apenas um relato ou uma descrição do passado e sim uma forma criamos ideias através de ideias que já formas criadores e não e apenas criaturas.
R - Ele deixa bem claro que o trabalho historia e o trabalho pedagógico anda junto.
Justificativa
A história da educação nos mostra que o nosso cotidiano muda sempre a uma mudança em nosso mundo.
Sempre em nossa memória, imaginamos e desenvolvemos o nosso passado em nosso presente.
Não existe passado quando ele faz parte do presente onde o passado faz parte da quilo que vivemos.
A história que mostra deixa bem claro que tudo faz parte de um passado e simplesmente o futuro que vivemos onde temos o poder de mudar situação a cada dia.
O que vivemos não e apenas um relato e sim uma vida de surpresas em nosso viver.
Edvania Costa Dos Santos Costa
R.A: 7083559733
1 – Oque significa afirmar que “Somos feitos no tempo”?
R: Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só na vida pessoal, como também da experiência coletiva. Somos formados pelas heranças culturais dos nossos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças.
2 – Explique por que a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.
R: Por que cada acontecimento é relato e interpretado de acordo com a evolução dos tempos, e de acordo com cada visão.
3 – Resumir os quatros argumento de Antônio Novoa, justificando a importância da História da Educação.
Para cultivar um saudável ceticismo.
R: Neste ponto de vista, o pensamento crítico não deve ter o propósito de enterrar as ideias, mas de revelar seus pontos fortes e fracos e apontar onde e como as melhores ideias podem ser aprimoradas. Quando falamos de inovação, o domínio do pensamento crítico pode se tornar tão importante quanto o conhecimento das técnicas e ferramentas de criatividade.
Para compreende a lógica das identidades múltiplas.
R: Uma das funções principais da história da educação é compreender esta lógica de múltiplas identidades por meio da qual se definem memórias e tradições, pertenças a filiação, crenças e solidariedades; A história cumpre elucidar este processo e por esta via, ajudar as pessoas a darem um sentido ao seu trabalho.
Para pensar, os indivíduos como produtores de história.
R: A reflexão histórica, no campo educativo, não serve para descrever o passado, mas sim para colocar perante um patrimônio de ideias, e projetos e de experiência.
Para explicar que não há mudanças sem história.
R: Estamos sempre a lidar com as experiências e a fabricar a memória, por isso é importante denunciar a ilusão da mudança uma girada a partir de um lugar sem raiz e sem história.
Justificativa
A importância da historia da educação oferece aos educadores uma didática especifica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança para mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta característica e possibilidade de crescimento para o pedagogo venha a ter conhecimento sobre a historia da educação para ter como base e melhorar no conhecimento e entender o porquê das mudanças para que seu trabalho pedagógico seja perfeito na quilo que esta ensinando cada geração assimila a herança cultural do passado e estabelece projetos de mudanças pois nem sempre o que foi bom no passado pode não ser bom para o presente ou futuro .
Com isso surgem as mudanças e a historia vai se renovando o tempo todo. A cada dia surge um novo fato para acrescentamos.
Elizabeth Rodrigues Silva
RA: 6574307764
1 - O que significa afirmar que “somos feitos do tempo”?
R - Significa que jamais podemos esquecer as nossas origens o passado onde tudo começou e que somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam com tempo. Com o passar do tempo vem se aprimorando conhecimentos e novos tempos, por isso é importante manter viva a memória do passado, entendo que somos feitos do tempo na medida em que o tempo passa mudamos nossas ações e pensamentos e o nosso modo de ser, e nunca deixando de lado o passado que é a nossa herança cultural, até porque o passado não morre porque é através dele que se faz o presente.
...