TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corporalidade: Educação Infantil

Por:   •  8/3/2020  •  Dissertação  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão organizados em três grupos separados por faixa etária e estão de acordo com as especificidades de cada criança que compõe a fase da Educação Infantil, todavia, esses grupos apresentam diferenças de ritmo na aprendizagem e no desenvolvimento dessas crianças.

De acordo com a tabela de Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do BNCC, a criança bem pequena que frequenta a creche e por volta de 1 ano e 6 meses á 3 anos e 11 meses tem seu comportamento dependente do que é imposto a elas pelo próprio ambiente. Vygotsky aponta o quanto sua ação é determinada pelo campo visual externo:

“a grande dificuldade que uma criança pequena tem em perceber que, para sentar numa pedra, é preciso primeiro virar-se de costas para ela” (Vygotsky, 1984, p. 109).

Nesse período, a criança ainda não consegue agir de forma independente daquilo que vê, e por isso existe uma fusão entre o significado compreendido e o que é visto.

Empregado por Vygotsky (apud REGO, 2010) o ato de brincar se refere principalmente ao termo brinquedo, porém é importante mencionarmos que mesmo ele fazendo uma análise do desenvolvimento do brinquedo e nos mostre outras modalidades, Vygotsky se dedica com maior fervor aos jogos de papéis ou famosos: “de faz de conta”, tais brincadeiras são características das crianças que aprendem a fala e já são capazes de se envolver em uma situação ilusionaria. A tabela do BNCC como ja vimos no tópico anterior mais uma vez nos mostra as etapas e suas divisões só que neste, o campo da é o que se associa a “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”, onde se enquadram as crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses.

Toda experiência imaginária vivida pelas crianças possui regras de comportamentos que condizem com o representado. Por exemplo, ao brincar de “lojinha” e desempenhar o papel de vendedora ou de cliente, a criança buscará agir de modo bastante próximo àquele que ela observou nos vendedores e clientes no contexto real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com