Curriculo e Politica Publica
Por: 99402234 • 6/5/2016 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Currículo e Politicas Publicas
Avaliação Escrita
Waldeir Amorim Albino
Respostas
- Foi uma política com poucos resultados, com baixo investimento, que focou no ensino fundamental, focado no mercado de trabalho com interesse na economia.
Poucas metas foram cumpridas, entretanto na minha opinião teve alguns pontos importantes, como a aprovação da LDB, no entanto ao invés de focar na educação como meta principal, focou-se no trabalho, ou seja, havia um interesse no capitalismo, fora a desvalorização que os professores sofreram naquela época, e ainda sofrem.
- Aprovada em 1996, a LDB (Lei Federal n. 9.394) consolidou o dever do governo em cumprir com suas obrigações para com a educação, principalmente o ensino fundamental, utilizando os PCNS, as estatísticas do ensino até aumentaram, no entanto, o nível de conhecimento dos alunos não alterou em nada.
Os PCNS foram criados pelo alto, por especialistas, são instrumentos normativos criados para aumentar o nível de ensino das escolas, porém seriam aplicados pelos professores, e essas propostas fogem totalmente da realidade dos brasileiros.
- PDE tem o objetivo de proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios para o desenvolvimento de ações educacionais. É uma estratégia desenvolvida para melhorar a qualidade do ensino. O PDE é um recurso do PAC, foi lançado em 2007, é uma política pública, um conjunto de metas e medidas.
O IDEB, é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi criado para avaliar a forma e o desenvolvimento no ensino das escolas e também é quem define a política de investimentos.
- Pedagogia Escolanovista x Pedagogia Tecnicista
Escolanovista, a escola tem que se adequar as necessidades do indivíduo com base no meio social;
Tecnicista, a escola modela o comportamento do indivíduo através de técnicas especificas.
Escolanovista, o currículo é centrado no aluno, aprender a resolver problemas;
Tecnicista, o currículo é planejado por especialistas para depois ser aplicado;
Os conhecimentos das duas concepções são diferentes, da escolanovista o conhecimento resulta dos interesses e necessidades dos alunos e tem uma maior valorização dos processos mentais do que de conteúdo, já na tecnicista as informações são estabelecidas em uma sequência lógica e o uso de matérias é fundamental, os estudos decorrem da ciência objetiva.
Fonte utilizada para pesquisa mec.gov.br
...