Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Por: Simone Costa • 24/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 627 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 – 2016.2
Disciplina: História na Educação 2
Coordenador (a): Helena Araújo
Aluno (a): Simone da costa silova santos Matr.: 15212080127
Polo: Paracambi
1ª QUESTÃO: Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, quando os portugueses aqui chegaram estima-se que viviam cerca de três milhões e meio de índios, divididos em quatro principais troncos linguísticos, que se desdobravam em incontáveis dialetos. Também se organizavam em grupos menores, as tribos, e desconheciam a propriedade privada. Viviam da caça, pesca e plantio (mandioca, milho, feijão, amendoim e abóbora). Na tribo as figuras em destaque eram o sacerdote, que comandavam os cultos e cuidava das doenças, e o guerreiro, que conduzia os seus nas constantes batalhas contra outras tribos, pelo domínio da caça ,pesca e para vingar ofensas. Entre os índios não havia classe social, a educação de meninos e meninas ocorria de forma harmoniosa a maneira que eram inseridos na comunidade, a criança acompanhava o adulto e pouco a pouco aprendia.
2ª Questão: PLANO DE AULA
Conteúdo: Escravidão: Ontem e hoje
Turma: 4º ano
Duração: 2 tempos de 50min cada.
Objetivos:
- Conhecer o significado do conceito de escravidão durante os períodos colonial;
- Estabelecer relações entre a escravidão no passado e no presente, analisando semelhanças e diferenças.
Recursos: Pesquisas, papel 40k, livros, data show , lápis, material impresso, figuras
Desenvolvimento:
- Leve a sala de aula reportagens e notícias diversas sobre o trabalho compulsório na atualidade: exploração de trabalhadores brasileiros que migram para outras regiões, em busca de melhores condições de vida; e de estrangeiros que vêm ao país e são submetidos a situações degradantes. Oriente os alunos para que façam a leitura individualmente.
- Escreva na lousa o significado da palavra escravidão e faça uma explanação sobre o tema. É fundamental que a questão econômica seja evidenciada, desde que o professor a relacione a outros aspectos, como, por exemplo, as teorias sobre inferioridade e superioridade das raças.
- Faça uma tabela no papel 40 k, dividindo-a em duas colunas: "passado" e "presente". Peça a ajuda dos alunos para preencher a tabela com as características da escravidão.
- Depois da organização da tabela, faça uma comparação com os alunos, da escravidão no passado e o confronte com as situações dos dias atuais.
Justificativa:
Esse tema foi escolhido por ser tratar de um assunto que promove a reflexão sobre a utilização da mão-de-obra escrava no Brasil, favorece o estabelecimento de relações entre passado e presente - e possibilita debater sobre a condição da população afrodescendente na atualidade.
...