Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Por: lahmara • 31/1/2019 • Trabalho acadêmico • 988 Palavras (4 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 – 2014.1
Disciplina: Alfabetização 1
Coordenador (a): Marta Lima Rego
Aluno (a): _____________________________________ Matr.:_____________________
Polo: _________________
Questão 1- (2 pontos – 0,5 cd)
Muitas são as explicações para o fracasso escolar. Leia os depoimentos abaixo e relacione-os às diferentes abordagens utilizadas para justificar o “Fracasso Escolar”.
( 3 ) Como essa criança pode aprender se seus pais são analfabetos, pobres e vivem num ambiente muito carente.
( 1 ) Essas crianças têm algum problema, não é possível que continuem a trocar o p pelo b, o f pelo v e a escrever espelhado. Acho que estão precisando de uma boa fonoaudióloga.
( 2 ) Lucas é muito fechado , está sempre sozinho e vive numa família desestruturada, não é à toa que não aprende. Também sua mãe não lhe dá nenhuma atenção!
( 4 ) Eu não entendo... fora da escola, Paulo é muito esperto, sabe fazer contas, anda de um lado para o outro sem se perder, ajuda os irmãos; por que será que na escola ele não aprende? Como aproveitar suas experiências cotidianas na sala de aula?
- Abordagem Organicista
- - Abordagem Cognitivista Instrumental
3 - Abordagem handicap Sociocultural
4 - Questionamento da escola
Questão 2 – (1 ponto – 0,25 cd)
- O termo construtivismo começou a ser ouvido, por nós educadores, há exatamente duas décadas. Marque certo ou errado para as afirmativas abaixo sobre a concepção de alfabetização construtivista proposta por Emilia Ferreiro.
- O trabalho de Ferreiro é uma contribuição para os métodos contemporâneos de alfabetização, constituindo-se um método de fácil aplicabilidade.
( ) certo ( X ) errado
- Segundo Ferreiro, desde muito cedo, a criança, ainda que em contato mínimo com registros da escrita, sejam eles jornais, placas, avisos ou anúncios e, independentemente da sua condição socioeconômica, ela é capaz de levantar hipóteses sobre esses registros.
( X ) certo ( ) errado
- No trabalho de Ferreiro identificamos claramente as marcas de sua formação vigostyana pela presença de marcas sociointeracionistas em sua metodologia de trabalho.
( ) certo ( X ) errado
- A abordagem piagetiana apresentada por Emilia Ferreiro evidencia que a aprendizagem da escrita ocorre em etapas sucessivas.
( X ) certo ( ) errado
Questão 3 (3 pontos)
Em seus estudos sobre as bases epistemológicas da Alfabetização, na aula 19, foi possível verificar as diferentes concepções de alfabetização (como a criança aprende). Elabore uma síntese respondendo de forma coesa (numa única resposta nas linhas abaixo) as principais características de cada uma delas:
Inatismo: o que é preciso para aprender? Qual a concepção de alfabetização presente? Quais os procedimentos didáticos usados?
Para aprender é preciso que a criança já esteja pronta, preparada. Para tanto, os exercícios de prontidão, cobrir pontinhos, letras e numerais são fundamentais para a maturação das habilidades motoras e a coordenação motora fina. A concepção de alfabetização que está por trás destas práticas é a mecanicista ou tradicional que pressupõe que a criança já nasce com determinado dom ou aptidão e apenas precisa ser aprimorada nestas habilidades, ter prontidão para ser bem alfabetizada.
Ambientalismo: o que é preciso para aprender? Qual a concepção de alfabetização presente? Quais os procedimentos didáticos usados?
Para aprender a criança precisa de um ambiente de estímulos, propício para a aprendizagem. Ela também vai precisar de prontidão porque é considerada como uma tábula rasa que precisa ser preenchida pelo ambiente para que possa futuramente aprender a ler e a escrever. Essa concepção tradicional considera que a criança precisa de treinos e repetições, cartilhas e estímulos externos para que aprenda. Se ela não tiver um ambiente estimulante, ela está enfadada ao fracasso escolar e não terá nenhuma chance ou possibilidade de aprender.
...