DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII
Por: Tatiane Gomes • 25/11/2017 • Projeto de pesquisa • 1.255 Palavras (6 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII
AUTORES
TÍTULO:
Subtítulo
Guanambi
Mês/ano
[pic 2]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XII
AUTORES
TÍTULO:
Subtítulo
Pré-projeto apresentado como pré-requisito parcial para a conclusão da disciplina PPP III do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII.
Orientadora: Profª. Kátia Montalvão
Mestra em Educação e Pesquisa
Guanambi
Mês/ano
1 PROBLEMA
O QUE SE QUER RESOLVER?
O próximo passo consiste em saber o porquê da escolha dessa temática. Pois toda pesquisa nasce de um problema. Não vamos pesquisar algo que já é provado e comprovado pelos meios acadêmicos. O problema que embasa o seu tema deve ser instigante o suficiente para estimular o desenvolvimento do seu trabalho. O prosseguimento de suas pesquisas depende de um bom problema.
- Qual o problema de pesquisa?
O grupo pode sugerir vários problemas e em seguida escolher um que seja mais pertinente para investigar. O problema é sempre algo que deve ser justificado na pesquisa. Algo que as pessoas ficariam interessadas em saber suas respostas.
A formulação clara do problema deve estar relacionada ao tema proposto. O problema especifica o que o investigador pretende resolver por intermédio da pesquisa. Deve ser especificado em forma de pergunta (?).
2 JUSTIFICATIVA
Apresentar dados que justifiquem a pesquisa, sua importância para a sociedade, área de estudo e para o curso. Porque deseja investigar este tema? Pertinência e relevância temática.
É a “explicação” que você dá para fazer a pesquisa. Consiste numa exposição sucinta, porém clara, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. A justificativa é a defesa do seu trabalho. Nessa etapa você apresenta argumentos que convençam as pessoas sobre o valor do seu trabalho, como:
- Qual a importância do tema escolhido?
- Qual sua relevância para as pessoas envolvidas na investigação?
- Qual sua contribuição para a sociedade?
A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. A justificativa difere da revisão da bibliografia e, por este motivo, não apresenta citações de outros autores.
Deve enfatizar:
1- O estágio em que se encontra a teoria respeitante ao tema;
2- As contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer;
3- A importância do tema do ponto de vista geral;
4- A importância do tema para casos particulares em questão;
5- Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto;
6- Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Todo projeto de pesquisa deve conter as premissas ou pressupostos teóricos sobre os quais o pesquisador fundamentará sua interpretação. Esse texto é chamado comumente de fundamentação teórica, devendo mostrar a importância desse tema. Neste item o pesquisador demonstra conhecer a teoria que confere base sólida à investigação. Aqui são apresentados os conceitos fundamentais. (para que se possa esclarecer o fato ou fenômenos que se está investigando a ter possibilidade de comunicá-lo, de forma não ambígua, é necessário defini-lo com precisão) e as reflexões teóricas existentes sobre o tema. Na fundamentação teórica o pesquisador deve promover o diálogo entre os autores, isto é, ele apresenta, mas também compara e analisa autores e teorias. Ao realizar a leitura, procure "conversar" com o texto no sentido de refletir sobre as idéias expressas. Lembre-se da finalidade da leitura: relacionar com a pergunta de pesquisa. A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes.
4 HIPÓTESE
Suposições das causas e/ou conseqüências e/ou soluções do problema (até 3). Escrita de forma afirmativa.
As hipóteses constituem “respostas” supostas e provisórias ao problema. A principal resposta é denominada hipótese básica, podendo ser complementada por outras, que recebem a denominação de secundárias.
5 OBJETIVOS
É fundamental delimitar os objetivos que irão direcionar o seu trabalho. Esses objetivos devem ser respondidos ao longo da pesquisa. O objetivo é o ponto de chegada, a meta final. É a contribuição que a pesquisa quer dar ao conhecimento.
Atenção! Os objetivos devem ser sempre expressos em verbos de ação
6.1 GERAL – Caracterização mais ampla. Dizem respeito ao tema. Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve-se ter somente um objetivo geral e iniciar com um verbo de ação no infinitivo.
6.2 ESPECÍFICOS – Caracterização mais concreta/ação. São as metas específicas (mínimo 3 objetivos). Têm função intermediária e instrumental, permitindo de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.
...