DESAFIO PROFISSIONAL- DISCIPLINAS NORTEADORAS: Brinquedoteca
Por: Haydee45 • 4/3/2017 • Projeto de pesquisa • 935 Palavras (4 Páginas) • 608 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA - UNIDERP
Rua Santa Catarina, 1005 – Bairro Água Branca – Piracicaba/SP – Fone: (19) 3428-1237
www.anhanguera.com 0800 941 444
Pedagogia-Licenciatura
DESAFIO PROFISSIONAL- DISCIPLINAS NORTEADORAS:
organização e metodologia em educação infantil; brinquedoteca e elementos lúdicos; didática de contar história infanto juvenil; multimeios aplicados à educação.
Montagem de uma brinquedoteca
Nome: Amanda Fioravante Prospero R.A: 0864653029
Nome: Ana Célia J. dos Santos Galvão R.A: 0881645241
Nome: Emanuelle F. R. Santos R.A: 0837623870
Nome: Giovana C. C. Daniel R.A: 1263475725
Nome: Haydée C. Bovi R.A: 0221613466
Nome da tutora a distância: Milena Farias Mendes
Tutora Presencial: Luana F. R. Fobregat
PIRACICABA-SP
OUTUBRO - 2016
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Segundo Jean Piaget a criança se desenvolve com interações com o mundo, e o aprendizado é um processo gradual, assim sendo, elaborou a teoria do desenvolvimento intelectual por estágio, na posição egocêntrica, aquela em que a criança não destinge a existência de um mundo externo separado de si próprio, o egocentrismo corresponde ao período em que a criança não vê a necessidade de se explicar aquilo que diz, por ter certeza de estar sendo compreendida ou quando expressa suas características a coisas externas.
Devemos levar em consideração três conceitos relacionados: a maturação, o desenvolvimento e aprendizagem. Maturação se refere ao desenvolvimento físico, ou seja, o desenvolvimento refere-se ao aumento e refino das capacidades naturais do ser humano (falar, raciocinar, criar, etc.). E por fim a aprendizagem, que amplia nosso conhecimento e muda nosso modo de pensar e agir.
Jean Piaget, desenvolveu quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo infantil sendo: primeiro período sensório-motor (0 a 2 anos de idade), nessa fase a criança explora o mundo através dos sentidos, ela precisa provar, tocar os objetos. Segundo períodos Pré-operacionais (2 a 7 anos de idade), nessa fase a criança temo domínio da linguagem oral, os objetos são percebidos como tendo a intenção de afetar a vida da criança, brincadeiras individualizadas, possuem coordenação motora fina e já sabe o que é certo ou errado aquilo que os adultos dizem. Terceiros períodos operações concretas (7 a 11 anos de idade), a criança já é capaz de definir o real e a fantasia, já utiliza a logica, números, noção de volume, operações matemáticas, gramatica, e tem a capacidade de lembrar fatos históricos e geográficos, faz jogos em equipe, e formação de amigos (no início de ambos os sexos, e pôr fim do período mais concentrada no mesmo sexo. Quarto período Operações Formais (11 a 12 anos em adiante), a criança já possui criatividade para trabalhar com hipóteses, impossíveis ou irreais, já forma conceitos abstratos, torna capaz de pensar com a realidade possível, e desenvolve a sexualidade.
A brincadeira é fundamental para a aprendizagem, o fator lúdico para a criança. Com a brincadeira a criança aprende a brincar e interagir, aprende o desenvolver de suas habilidades, separando o lúdico da aprendizagem formal.
Segundo Vygotsky, 1987, p117, considera que a brincadeira é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Na brincadeira a criança cria outros mundos e se comporta além do habitual e cotidiano. A criança vivencia-se no brinquedo como se ela fosse maior que a realidade.
...