DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBES, CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS
Por: Andrea Sales • 29/4/2019 • Relatório de pesquisa • 3.354 Palavras (14 Páginas) • 402 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ANDREA SALES ALVES
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS
OURINHOS
2019
Sumário
1- Introdução 4
2 - Descrições das Observações 5
2.1 - Primeiro dia de observação 5
2.2 - Segundo dia de observação 7
2.3 - Terceiro dia de observação 8
3 – Análises das observações 9
3.1- Aspectos físicos e psicomotores 9
3.2 – Aspectos cognitivos 9
3.3 – Aspectos sociais 10 3.4 – Aspectos emocionais 10
4 – Integração das análises com as teorias 11
5 – Conclusão 13
6 – Referências Bibliográficas 14
- INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por finalidade expor as observações realizadas a uma criança: Giovana, três anos de idade, acompanhada em sua residência e arredores, com o objetivo de reconhecer e identificar os seus aspectos de desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social.
A pesquisa foi realizada durante três dias, com duração de três horas por dia, em horários variados, adotando uma postura de neutralidade, evitando intervenção ou opinião em relação às atitudes dos envolvidos.
Ao final das observações, consta uma análise critica a respeito do que foi identificado no desenvolvimento global da criança, relacionando-a as diferentes teorias do desenvolvimento da aprendizagem.
2 - DESCRIÇÕES DAS OBSERVAÇÕES:
2.1 - 1º dia de observação
-Dia 17 de abril de 2019
-Das 12h00min até às 15h:00min
Comecei o primeiro dia de observação a partir do momento em que a mãe a buscou na creche. Veio trazendo um ovo de páscoa na mão, explicando que o coelhinho que tinha dado a ela. A mãe perguntou o motivo por que trocou de roupa e a menina respondeu que tinha molhado quando foi ao banheiro.
Indo da creche até o carro, interagiu com uma conhecida que pediu um pedaço do ovo que estava em sua mão e ela prontamente respondeu que não ia dar.
A caminho de casa, foi cantando a música do coelhinho da páscoa que aprendeu na escola. Chegando ao destino, a primeira coisa que quis fazer foi comer o ovo. A mãe cortou a fita e ela acabou de desembrulhar sozinha. Mostrou um desenho sobre a páscoa que pintou na creche, contando detalhes como a cor (amarelo) e que tinha colado algodão no desenho, representando o rabo do coelho. Em seguida, foi até a cozinha, pegou um recipiente no armário e picou metade do ovo em pedaços pequenos e comeu um pouco. Depois foi até a casa da avó, que mora no mesmo quintal, para mostrar seu desenho, toda orgulhosa.
Retornou pra sua casa e quis mamar – ainda mama no peito. Foi para o quarto, subiu na cama, deitou ao lado da mãe e mamou. De vez em quando, parava e cantava uma música, mamava mais um pouco, contava algum fato ocorrido na creche, mamava novamente. Percebe-se que não é fome, mas sim um momento de aconchego e carinho com a mãe.
Depois de passar um tempo intercalando entre mamadas e conversas, ficou em pé na cama e começou a pular. Sua mãe queria segurar na sua mão, mas ela recusava ajuda. Disse que estava brincando de “pula-pula”. Depois de muito pular, quis o celular. Ficou um bom tempo assistindo desenhos da Peppa Pig no Youtube, onde ela mesma manuseava o aparelho, mudando repetidamente de episódio, sem assisti-lo completamente. Quando percebeu que o pai havia chegado do trabalho por volta das 13h30min, ela puxou o cobertor por cima da cabeça para brincar de se esconder e quando ele entrou no quarto, ela deu um “susto” nele e ria muito. Em seguida foi toda empolgada mostrar pra ele o que tinha trazido da escola.
Em seguida, chegou uma prima dela na casa, uma criança de nove anos, junto com os familiares, então Giovana já foi logo pegando uma caixa de brinquedos e espalhou no chão para brincarem. Ficaram ali por um tempo, entretidas com os brinquedos, depois foi andar de motocicleta no quintal. Quando a prima falou em ir embora, ela quis ir junto, porém o pai não deixou. Ficou um pouco aborrecida, mas acabou aceitando ficar em casa.
Pouco depois, ela e o pai tiveram um atrito quando ele queria passar repelente nela e ela se recusava, até que ele desistiu e saiu de perto. Pouco tempo depois quando ela percebeu que ele havia desistido, ela mesma pegou o repelente e passou no corpo do jeito dela.
Depois desse ocorrido, foram levar a mãe de volta ao trabalho. Chegando lá, se despediu com um abraço e um beijo e voltou para casa com o pai.
Brincou mais um pouco com os brinquedos espalhados no chão, pediu o celular novamente, deitou na cama e dormiu assistindo Peppa Pig.
2.2 - 2º dia de observação
-Dia 18 de abril de 2019
-Das 06h50min até às 09h50min
O segundo dia de observação teve início quando a criança acordou. Por ser véspera de feriado, não teve aula, então Giovana ficou em casa com a mãe e a irmã.
...