DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO
Por: zellle • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.691 Palavras (7 Páginas) • 259 Visualizações
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, sob orientação da professora-tutora a distância Msc. Djalma Silveira.
OSASCO/SP
2014
Introdução.
Ao produzirmos esse relatório tivemos o objetivo de ressaltar a relação do professor com o aluno procuramos na vivencia em sala de aula para conhecermos a realidade e dificuldades da pratica do ensino, nesse relatório abordamos a importância do professor na formação de um novo cidadão tendo como referência alguns marcos históricos no ambiente educacional e pedagógico manifestando nossas impressões pessoais a cerca do tema.
ETAPA 1
TEXTO CRÍTICO-REFLEXIVO
O projeto é uma ideia que se desenvolve até a finalização, envolvendo a escola e comunidade.
O desenvolvimento do trabalho em forma de projetos deve consistir na organização e reorganização da prática pedagógica da escola, visando á qualidade de todo o processo vivido pela unidade escolar.
Isso é um incentivo ás atividades culturais em busca de um trabalho pedagógico com qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
O professor pode confrontar em seus alunos mais interesses e aperfeiçoamento proporcionando a construção das hipóteses vivenciadas no cotidiano dos alunos. E visando o aprender de cada um, trabalhando coletivamente.
Na hora de elaborar seu projeto o professor deverá pensar nos objetivos a ser alcançados e um bom tema, para ter grandes sucessos.
NOME DO PROJETO: Boas Escolas e Bons Leitores
PUBLICO-ALVO: Três anos do ensino fundamental
JUSTIFICATIVA: Construir uma perspectiva democrática e o respeito á autonomia e á dignidade de cada ser humano. E os princípios para desenvolver pensamentos críticos e para interpretar fundamentos. Visar aspectos de assuntos variados, em relação à realidade que vivemos e da sociedade.
OBJETIVOS GERAIS: Objetivos do pleno desenvolvimento do aluno, os conteúdos devem promover interação entre o aluno e o seu cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: O objetivo é para promover um aluno crítico e ativo em nossa sociedade. Desenvolver a autonomia plena do aluno e integrai-lo á realidade do nosso cotidiano.
O aluno tem que ser cada vez mais autônomo e tomar suas próprias decisões de acordo com á realidade que está inserido, visando princípios e direitos.
O objetivo maior é a justiça social, a conquista da cidadania e melhores qualidades de ensino e vida.
CONOGRAMA: O projeto deverá ser desenvolvido quando o aluno estiver bem familiarizado na escola e com incentivo pelo gosto da leitura.
DURAÇAO: Aproximadamente dois meses
DESENVOLVIMENTO\ AÇÓES: ao elaborar o projeto será desenvolvimento a curiosidade do aluno e o gosto pela leitura. A partir do conhecimento prévio do aluno iniciará com textos coletivos do conhecimento de cada um, contendo as falas, expressões e sentimentos de cada aluno colher as informações que cada um trás do seu cotidiano e a vida social e posteriormente fazer um registro ou uma caracterização do aluno.
Leituras as quais chamam mais atenção do aluno, a relação entre literatura e a escola, não apenas transmitir valores que reagem à vida em sociedade, mas também ode proporcionar uma nova visão da realidade e habito pela leitura.
Trabalhar com textos diversificados, cotação de histórias e o jornal em sala de aula, dentro do jornal, a leitor encontrara diversos textos e ate mesmo o que conta atualmente e a verdade sobre ela.
Outras formas também formas também é poesia, música, contos de encantamento e outros formas de narrativas.
RECURSOS: Revistas, jornais, cartolinas, livros, DVD, isopor, guache, acessórios, roupas.
PASSOS: Trabalhos entre pais e alunos. Visitas na biblioteca, confecção de cartazes, trocas de livros, visita em feira do livro oficinas: livros confeccionados pelos alunos.
LIVROS A SEREM TRABALHADOS: Menina do Laço de Fita, Diversidade Cultural, Menina Baixa, Menina Alta o Bolo, Os Três Porquinhos e a Bela do Chapeuzinho Vermelho.
Trabalhar a cultura
Trabalhar a diversidade cultural
Modo de expressão e sentimento
Trabalhar o preconceito
FILME: Lição de Vida
Trabalhar com diferença física ou mental.
ETAPAS:
Textos coletivos
Discussão em grupo com temas polemica estabelecer relacionamento entre professor e alunos.
Visita ao teatro e a biblioteca.
Relatórios sobre o filme assistido, podendo ser através da escrita ou símbolos.
Fazer uma apresentação do que foi assistido e livros lidos, levar o livro para casa e trabalhar com os pais. Os pais também fazerem relatórios junto aos seus filhos.
Finalizar o projeto com uma peça teatral com alguma historiada nossa literatura infantil.
ETAPA 2
Ao realizara roda de conversa abordei muitos assuntos relacionado a método de ensino e relações. Percebi a relação com todos é excelente, pois o professor prioriza o aluno e seus próprios conhecimentos. A professora usa a rotina, mais estratégicos que desperta o interesse do aluno e varia bastante as seus recursos, faz uso de livros diversificados e leituras atualizados.
No ambiente escolar existem várias dimensões a ser analisados e revistas. Há um grande interesse do grupo todo da escola para por em pratica seu serviço e cada vez mais desenvolver um bom trabalho pedagógico, pois parte do grupo são gestores e educadores. O espaço da escola é muito precário e falta muita verba para comprar coisas de extrema urgência, para atender toda demanda. O professor é um mediador, onde faz com que o aluno busca novos conhecimentos, desperta o gosto pela leitura inicia-se um jovem
...