DIMENSÃO SOCIAL DA SELETIVIDADE ESCOLAR
Por: Nataly Silva Santos • 8/4/2016 • Resenha • 418 Palavras (2 Páginas) • 1.073 Visualizações
DIMENSÃO SOCIAL DA SELETIVIDADE ESCOLAR
Ao refletirmos sobre a avaliação, temos ciência que sua função é classificar, ou seja selecionar os alunos que estão aptos a seguir para a próxima série. Entretanto ao olharmos para o meio social em que o aluno esta inserido, tende-se a eliminar os alunos de classes desfavorecidas. Isto ocorre quando a escola não interage com a realidade social do aluno, onde o saber é trabalhado de forma desvinculada da realidade social do aluno.
Tais práticas avaliativas precisam ser repensadas afim de revelar as ideologias que as norteiam, com a reformulação da prática avaliativa o sucesso ou fracasso do aluno, mostrará o fracasso ou sucesso da escola, desmistificando o que vem sendo tratado como incompetência do aluno seu fracasso escolar.
A verdadeira função da avaliação é proporcionar ao professor informações para que ele possa interferir e interagir integralmente e ativamente no processo de aprendizagem do seu aluno. Desta forma o fracasso escolar poderá ser combatido, avaliando o aluno e sua aprendizagem e repensando a forma de ensina-lo.
Elemento do processo ensino-aprendizagem, a avaliação, deve alcançar todo o fazer pedagógico, pois expressa a proposta pedagógica, orientando o professor, estimulando o aluno a tomar consciência da construção do seu conhecimento, através da avaliação também é possível conduzir a relação do professor com o aluno.
O fracasso escolar é complicado de ser definido e entendido pois se trata de algo que não é natural, mas resulta de fatores como: interação entre a proposta de ensino, a forma como o aluno assimila o conteúdo que lhe é passado, as formas de ensinar e de avaliar, além do contexto familiar e escolar.
Em seu conceito o fracasso escolar é visto como um desvio produzido em alguma parte do sistema educativo, tais como: formação do docente, exigência dos conteúdos, divisão curricular, ou as diferentes possibilidades que são oferecidas as alunos para que possam aprender. Existem momentos em que culpamos a criança por seu fracasso escolar, outrora a família que não participa ativamente da vida escolar do filho, em outros uma determinada classe social, ora o sistema econômico, social e político,
Revendo a avaliação a escola não será mais um espaço de exclusão, onde o aluno perde sua identidade, mas um local onde o aluno será visto e tratado de forma adequada a sua realidade social,proporcionando a ele um ambiente saudável para sua efetiva aprendizagem, tirando o rótulo da escola de instituição que exclui e marca de forma negativa o aluno e formando alunos cientes de seu lugar na sociedade onde vivem não importando sua classe social.
...