Declaracao mundial sobre educacao infantil para todos
Por: Joseane Nobre • 24/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.365 Palavras (6 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual do Ceará
Campus Crateús – CE
RESUMOS
Licenciatura em Pedagogia
3º Semestre
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Prof.:(a) Elisian
Antonio Carlos Nobre Santos
Crateús – CE
16 de Agosto de 2018
Declaração Mundial sobre Educação para todos: Satisfação das necessidades locais de aprendizagem.
Educação para todos: Objetivos.
- Artigo 1: Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem
O ser humano deve aproveitar cada oportunidade que é lhes dada. Pois um ser humano que tem habilidades e um desenvolvimento pleno, sabe tomas decisões fundamentais. Uma criança deve compreender bem os instrumentos essenciais como a leitura e a escrita, onde carregam consigo a expressão oral e os cálculos. Sendo assim, os conhecimentos básicos como habilidades, valores e atitudes que ajudam os pequenos a se desenvolver.
Outro objetivo muito fundamental é o enriquecimento dos valores culturais e morais comuns. É sempre bom ensinar as crianças e os jovens os pequenos valores, pois assim não cresceram seres vivos arrogantes e sem cultura. Independente de histórico familiar é sempre bom resgatar, as raízes ate mesmo para que não se percam no tempo. Uma das educações mais importantes de todo ciclo educacional é a Educação Básica, é onde começa tudo, é onde começa o desenvolvimento humano, aprendizado entre outros. É onde o individuo começa a se ver parte de uma sociedade, onde ate antes parecia existir apenas pai e mãe. A criança deve ter uma educação básica muito vultosa, para que não haja tantas duvidas no futuro.
Uma visão abrangente e um compromisso renovado
- Artigo 2: Expandir o enfoque
A educação básica não vem apenas da metodologia de ensino, mais sim da capacitação de quem a cria a metodologia, pois a educação básica tem capacidade de ir muito mais além dos níveis atuais, sendo assim explorando criatividade dentro de nos como futuros educadores.
O potencial do ser humano e sua concretização dependem muito do acesso educacional e da articulação, onde devem esta junto com a difusão de nossos conhecimentos.
- Artigo 3: Universalizar o acesso Educação e promover a equidade.
Na educação básica, deve ser proporcional para todos, ou seja, reduzir as desigualdades e ensinar desde cedo o respeito ao próximo. A melhoria da qualidade de educação conta muito e não privar as crianças de suas curiosidades. O preconceito na educação deve ser algo eliminado, pois a educação é para todos. A educação não deve ter restrição, qualquer grupo de individuo deve ter acesso. Também devemos trabalhar com muito apreço quando o assunto é educação especial para deficientes, essas pessoas devem está inclusa à qualquer preço.
- Artigo 4: Concentrar a atenção na aprendizagem.
A concentração na educação não está relacionada apenas nos resultados, na frequência ou matricula e muito menos nos preenchimentos de requisitos. Devem dá prioridade enquanto ensino/aprendizagem deve da oportunidade dentro e fora de um meio educacional.
- Artigo 5: Ampliar os meios de raio ação da Educação Básica.
A diversidade é algo muito complexo, pois abrange muito coisa, principalmente o fato de preconceito, a caráter é mutável, ou seja, ele muda com tempo, por isso exigem que se amplie. O aprendizado começa do nascimento, pois desde o primeiro respiro, já começa o aprendizado. A educação fundamental deve ser universal, garantir todo conhecimento necessário, tanto intelectual como moral. Assim como a educação nome diz é de suma importância para o desenvolvimento do individuo. As necessidades básicas são muitas, mas os programas educacionais, não devem deixar de fazer o papel de alfabetização. O ler e escrever são algo necessário para vida. A criança não deve apenas se prender nos livros, os canais de informações são muito importante, pois além de transmitir também contribui no conhecimento essencial.
- Artigo 6: Proporcionar um ambiente adequado a aprendizagem.
A aprendizagem não se faz isolada, a sociedade é algo que deve está junto, porque a educação se amplia das condições de aprendizagem estão integrados nos programas educacionais comunitária.
- Artigo 7: Fortalecer as alianças.
Assim como qualquer líder de grupo, os responsáveis pela educação seja ela municipal estadual ou nacional tem a obrigação de proporcionar uma educação básica prioritária. Entre varias subsetores e formas de educação, deve se reconhecer o papel fundamental de professores e administradores, portanto, inclui-se planejamento, finanças, trabalho e comunicações e outros setores privado.
EDUCAÇÃO PARA TODOS: OS REQUISITOS
- Artigo 8: Desenvolver uma politica contextualizada de apoio.
Políticas de apoio nos setores social, cultural e econômico são necessárias à concretização da plena provisão e utilização da educação básica para a promoção individual e social. A sociedade deve garantir também um sólido ambiente intelectual e científico à educação básica, o que implica a melhoria do ensino superior e o desenvolvimento da pesquisa científica. Deve ser possível estabelecer, em cada nível da educação, um contato estreito com o conhecimento tecnológico e científico contemporâneo.
- Artigo 9: Mobilizar Recursos
Para que as necessidades básicas de aprendizagem para todos sejam satisfeitas mediante ações de alcance muito mais amplo, será essencial mobilizar atuais e novos recursos financeiros e humanos, públicos, privados ou voluntários. Um apoio mais amplo por parte do setor público significa atrair recursos de todos os órgãos
Governamentais responsáveis pelo desenvolvimento humano, mediante o aumento em valores absolutos e relativos, das dotações orçamentárias aos serviços de educação básica. Significa, também, reconhecer a existência de demandas concorrentes que pesam sobre os recursos nacionais, e que, embora a educação seja um setor importante, não é o único. Cuidar para que haja uma melhor utilização dos recursos e programas disponíveis para a educação resultará em um
...