Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais
Por: Andreina Lacerda • 30/10/2018 • Resenha • 447 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Centro de Ciências Humanas
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais
Curso de Pedagogia
RESENHA
Januária/MG, 04 de dezembro de 2015.
Andreina Poliana Gomes Lacerda
Mara
Valéria
RESENHA
Resenha elaborada para atender às exigências da disciplina Filosofia, ministrada pela professora Thaíse ao 1º período do Curso de Pedagogia.
Januária/MG, 04 de dezembro de 2015
TIBURI, Marcia. Burrice e inveja: sobre o que vemos, o que pensamos e a política de que somos capazes. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/11/burrice-e-inveja-sobre-o-que-vemos-o-que-pensamos-e-a-politica-de-que-somos-capazes/. Acesso em 04/12/2015.
No artigo “Burrice e inveja: sobre o que vemos, o que pensamos e a política de que somos capazes”, a Dra. Marcia Tiburi busca estabelecer uma relação entre a burrice e a inveja, e como ambas as coisas influenciam o nosso olhar e o nosso pensamento.
Ela afirma que a “inveja é desejo impotente, é desejo cancelado, mutilado”, ou seja, o invejoso olha para outro e para si mesmo e se sente diminuído, impotente em função de algo que o outro possui e ele não (beleza, dinheiro, personalidade, entre outros), ele deseja ser o outro e ter o que o outro tem.
E é aí que mídia entra na história, justamente por manipular as pessoas quanto ao que deve ser desejado por elas, a TV e a publicidade criam nas pessoas a sensação de que elas estão erradas (através dos padrões de beleza e comportamento que impõe), e na medida em que começam a se sentirem desajustadas, passam a invejar quem está mais próximo destes padrões e a tentar imitá-los, ignorando a sua singularidade, e se frustrando por não conseguir.
A televisão leva as pessoas a serem invejosas, pois cria no telespectador o desejo de seguir os padrões e modelos inventados por ela, fazendo com que todas as outras formas de ser pareçam erradas e desajustadas.
A autora critica esse papel que a mídia e a publicidade possuem na manipulação do desejo das pessoas, fazendo com que elas se tornem alienadas quanto ao que realmente desejam.
No decorrer do texto ela faz analogias bastante interessantes para descrever sobre o que seria a inveja, o que seria a burrice e a ligação entre as duas coisas, me diverti bastante com a versatilidade da autora.
Enfim, o texto da Marcia Tiburi é um tanto complexo, confesso que levei algumas horas e várias leituras seguidas do artigo para compreender o que estava sendo dito, mas, quando finalmente consegui, percebi o quão brilhante a autora foi em tudo o que escreveu, foi esclarecedor e realmente despertou o meu interesse sobre a manipulação da inveja nas grandes massas sociais (o que torna o povo “burro”, alienado”, porém ela poderia ter sido bem mais clara e objetiva, para que todos os que lessem sua brilhante obra entendessem logo de início o que estava sendo dito.
...