Dicertativa sobre O DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Por: DaniloKeila • 10/11/2015 • Resenha • 384 Palavras (2 Páginas) • 573 Visualizações
Como já previsto o desenho tem uma importância enorme no processo de construção da aprendizagem infantil. Não pelo simples fato dele ser procedente a escrita, mas um dos fatores que acreditamos que o desenho se faz de total importância seria que ele tem a capacidade de nos revelar a evolução do pensamento da criança. Assim podemos afirmar que o desenvolvimento do pensamento da criança esta ligado a sua capacidade representativa.
E a necessidade desta representação vem antes mesmo da criança aprender a segurara um lápis. Vários estudos com os desenhos mais antigos, nos mostram também que naquela época já existia essa necessidade, e mesmo sem matérias como papel e lápis as crianças já desenhavam no chão ou em paredes com vários matérias.
Tudo esta ligado fazendo parte de um grande processo, que no seu primeiro instante quando a crianças ainda esta na primeira fase desse ciclo, seus desenhos são bem simples, apenas traços e rabiscos bem desordenados. E dentro das representações infantis, a criança cria sua própria forma de representação e a medida que o pensamento evolui os traços gráficos também se transformam. A criança passa por varias fazes até chegar em sua ultima fase onde o realismo toma conta de seus desenhos e onde ela possui total capacidade de desenhar com nitidez, outros afirmam que nesta ultima fase é o fim da arte como atividade espontânea e muitas crianças param de desenhar nesta fase.
Mas no decorrer de todas as fazes podemos aprender muito sobre o medo de pensar a as habilidades que uma criança possui observando seus desenhos. Lembrando que cada uma tem um tempo.
Nos como futuras educadoras, devemos sempre estimular o desenho infantil através dele a criança se desenvolve e se comunica pois podemos perceber nos desenhos pistas sobre a realidade na qual a criança está situada, podendo auxiliar nas intervenções pedagógicas a serem propostas.
Assim concluirmos que o desenho infantil não deve ser tratado como apenas um passo na construção da aprendizagem, mas como uma ferramenta totalmente importante que pode e deve ser usada de diferentes formas para cada vez mais estimular o desenvolvimento das crianças.
UQUET, G. H. O desenho infantil. Porto: Ed. Do Mecho, 1969.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1969.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
...