Didática e Prática de Ensino
Por: ubercon • 8/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.955 Palavras (12 Páginas) • 226 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATPS: Didática e Prática de Ensino
Tutora presencial:
Acadêmicos: RA:
Uberlândia – MG
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Didática e Prática de Ensino
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, sob orientação da tutora presencial Carla Guimarães do Prado Ferreira.
Acadêmicos: RA:
Ana Maria de Oliveira 427844
Clélia Luzia Ferreira Alves 414556
Regina Aparecida Silva 420463
Rosilaine Aparecida Silva 420020
Uberlândia – MG
2014
Introdução:
A atividade proposta tem como objetivo a elaboração de um relatório sobre os desafios do professor em construir uma pratica reflexiva. Onde criaremos um projeto que tenha nome, publico alvo, justificativa, objetivos gerais, cronograma e desenvolvimento. Após abordaremos questões inerentes às dimensões do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. Logo teremos que propor uma atividade para um ano escolar e área de conhecimento que escolhermos. Em seguida analisaremos uma entrevista do pesquisador Pedro Demo e fecharemos com um relatório sobre as experiências vividas nesta disciplina.
Etapa 1
Projeto copa do mundo 2014
Público-alvo: Tema será abordado com alunos do primeiro ano da educação básica.
Justificativa / fundamentação teórica: Os brasileiros são apaixonados por futebol, e em ano de copa do mundo essa paixão se torna mais forte. Fala-se em futebol em todos os ambientes inclusive nas escolas. Tendo em vista estes aspectos, que exerce grande força sobre as crianças, justifica-se o desenvolvimento deste projeto.
Neste período de copa do mundo é possível aproveitar para conhecer um pouco mais sobre os países participantes e os estados que sediaram os eventos, enfocando a pluralidade cultural e as características de cada um; incentivando a leitura e a pesquisa sobre o tema e abordando valores e aspectos que são importantes dentro e fora do campo, como ética, respeito, companheirismo, dedicação, regras, entre outros; incentivando a criatividade e o espírito de equipe.
Objetivos gerais e específicos: Este projeto visa um trabalho interdisciplinar para desenvolver os conhecimentos, levando as crianças a conhecer, valorizar e respeitar as varias culturas. Utilizando vários recursos como aliados ao processo de aprendizagem.
Cronograma: 01 mês, com o tempo variado de acordo com as atividades.
Desenvolvimento / ações:
- Produções de textos individuais e coletivos sobre o tema
- Fazer leitura de jornais e revistas
- Criar, elaborar e expor desenhos em mural
- Montagem de cartazes através de recorte e colagem
- Maquetes de campo de futebol, com jogadores utilizando massa de modelar
- Musica: Hino nacional
- Receitas de comidas típicas de vários países
- Fotos de roupas típicas de vários países
- Identificar a localização de todos os pais participante através do globo terrestre
- Vídeos de dança típicas de vários países
- Contabilizar o numero de times e países participantes do evento
- Promover jogos de futebol
- Enfeitar a sala de aula com bandeirinhas, nas cores do país.
Etapa 2
Aspectos relacionados ao aprender e ao ensinar; aos estranhamentos; às posturas docentes e ao cotidiano da sala de aula.
Ensinar e o aprender são o verso e o reverso de uma mesma moeda, a educação, e implicam em uma ação colaborativa, participativa e de construção conjunta. O professor, profissional que deve estar em constante formação, desenvolve um trabalho que envolve duas ações que não podem ser pensadas separadamente: exatamente como em uma moeda, uma face está intrinsecamente ligada à outra e perde o valor se tomada isoladamente.
[pic 2] [pic 3]
Ensinar é um processo que envolve indivíduos num diálogo constante, propiciando recursos temporais, materiais e informacionais para que se desenvolva a autoaprendizagem e a aprendizagem com os outros ou a partir de outros (STOKROCKI, 1991). Não é apenas transmitir conhecimentos obedecendo a determinadas metodologias, cumprir os currículos de disciplinas inter-relacionadas e "cobrir" determinados assuntos. Ensinar é fazer com que os alunos se comprometam num questionamento dialético de princípios fundamentais, desenvolvam estratégias de discussão de verdades estabelecidas.
...