Dissertação sobre Educação Infantil
Por: Jaque1994 • 20/6/2015 • Dissertação • 697 Palavras (3 Páginas) • 1.523 Visualizações
Questão 01: A família é o primeiro grupo social da qual a criança faz parte. Na atual conjuntura que a sociedade se encontra, conceituar o termo família é algo ilusório. Por ser uma entidade dinâmica, está sempre se alterando e se formando de diferentes formas, fato este que impossibilita a conceituação única do termo família. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, em seu volume 1, “Introdução” (1998, p. 76), destaca a importância de se rejeitar a ideia de que existe somente um tipo de família, uma vez que os enfoques mais recentes compreendem a família como “uma criação humana mutável, sujeita a determinações culturais e históricas, que se constitui tanto em espaço de solidariedade, afeto e segurança, como em campos de conflito, lutas e disputa”. A escola teve, portanto, seu papel ressignificado, considerando as mudanças da sociedade. Porém, apesar das mudanças da conceituação do termo família e do estereótipo, o seu papel perante a sociedade se perpetua, o de cuidar e educar seu filho, bem como da sua integração com a escola onde ele estuda. Com base nos fundamentos apresentados, elabore um texto reflexivoentre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres), destacando como deve acontecer a integração entre família e escola, visando o pleno desenvolvimento da criança de educação infantil.
Questão 01
Com o passar do tempo, a escola foi tendo seu papel ressignificado. A escola passou a desempenhar, também, o papel de educar e cuidar da alimentação e higiene, zelando pelo crescimento e desenvolvimento das crianças. É ao analisarmos esse novo papel da escola que percebemos a importância de uma boa parceria entre a instituição de ensino e a família, dos dois grupos caminharem juntos visando o pleno desenvolvimento da criança.
As famílias devem demonstrar o seu interesse pelo comportamento e participação da criança em sala de aula, bem como conversar com os professores para que eles possam conhecer mais a criança e entender o porque das suas ações. A escola deve proceder da mesma forma, demonstrando o seu interesse em conhecer a família e orientá-la caso elas necessitem ou solicitem.
Algumas escolas organizam reuniões de pais, para que eles possam debater sobre algum assunto relacionado à educação dos filhos e partilhar ideias. As famílias lêem e pesquisam ações para compreender melhor os seus filhos e também como agir frente algum conflito. Através de diálogos os laços entre a família e a escola serão fortalecidos e, assim, teremos um melhor desempenho da criança .
Questão 02: Maria está frequentando o Pré em uma instituição de Educação Infantil. É uma criança que gagueja muito, e tem dificuldades em pronunciar certas palavras e seus coleguinhas de turma, apesar de pequenos, só riem da maneira como ela fala. Caso você fosse o educador desta instituição de Educação Infantil, que ação tomaria, ao observar a dificuldade de Maria? O que pode ser feito para que a menina não seja prejudicada em seu futuro processo de aprendizagem? Relate entre 10 a 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres).
Questão 02
É comum crianças entre 2 aos 4 anos apresentarem um pouco de gagueira, a partir dessa idade deve-se observar se ocorre as vezes ou se está presente em todas as falas da criança. Se essa situação acontecesse em minha turma, eu observaria a aluna em todos os momentos da aula, durante a rodinha, no parquinho, nas brincadeiras, durante uma atividade. Desconfortos, timidez, medo e ansiedade podem agravar os episódios de gagueira.
Após observar a aluna, trabalharia com a turma, explicaria a situação da colega a eles e os sensibilizaria a prestar atenção nos sentimentos da colega. Diria que ela se sente triste quando riem dela e que se coloquem no lugar dela. Se alguém risse de mim, eu iria gostar?
...