Disturbios intelectuais
Por: Talita Narvona • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 740 Visualizações
Sumário
Introdução
O que é deficiência/distúrbio intelectual?
Deficiencia/distúrbio intelectual X doença mental
As principais causas?
Quais os principais tipos de deficiência/distúrbios intelectuais?
Síndrome de Down
Síndrome do X-frágil
Sindrome do Prader-Willi
Sindrome de Algeman
Síndrome Willians
Erros inatos do metabolismo
Disturbios de aprendizagem.
Conclusão
Referencias
Introdução
Este documento tem por objetivo expor o que é a deficiência/distúrbio intelectual, as principais causas em suas fases Pré-natais fatores que incidem desde o momento da concepção até o início do trabalho de parto, perinatais fatores que incidem do início do trabalho de parto até o 30º dia de vida do bebê e pós-natais fatores que incidem do 30º dia de vida do bebê até o final da adolescência , quais os principais tipos de deficiência como síndrome de down, síndrome do X-frágil, síndrome do Cri du chat (miado do gato), Síndrome de Prader-Willi, Síndrome Angelman e erros inatos de metabolismo como: Finelcetonuria, Hipotireoidismo congênito, etc.
O mesmo também apresentará informações sobre distúrbios da aprendizagem Intectual, o que são e quais são cada um dos distúrbios, como identifica-las pelos sintomas e como lidar com esses distúrbios em sala de aula.
O que é deficiência/distúrbio intelectual?
Segundo a AAIDD (Associação Americana sobre deficiência Intectual do Desenvolvimento) deficiência/distúrbio intelectual é caracterizada por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), junto com limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades entre as seguintes: Comunicação, Autocuidado, Vida no lar, Adaptação social, Saúde, segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções, acadêmicas, lazer e trabalho que ocorram antes dos 18 anos de idade.
De acordo com as estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil possui atualmente cerca de mais de 180 milhões de habitantes, logo mais de 18 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Desses 18 milhões 50% correspondem ao total de pessoas com deficiência intelectual.
Deficiência/distúrbio intelectual X doença mental
É muito comum confundirem os dois termos porem na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no desenvolvimento, dificuldades na aprendizagem e de realizar tarefas do dia-a-dia e interagir com o meio onde vive enquanto que a doença mental engloba uma série de condições que causam alteração de comportamento e humor e podem afetar o desempenho desta pessoa na sociedade, altera a sua percepção da realidade.
As principais causas?
As deficiências/distúrbios intelectuais podem surgir em três fases pré-natal, perinatal e pós-natais. Os principais fatores que influenciam em cada fase são:
Na fase pré-natal que vai desde a concepção até o início do trabalho de parto fatores genéticos, alterações cromossômicas (numéricas ou estruturais) e alterações genicas (erros inatos do metabolismo) e fatores materno-fetal como tabagismo, alcoolismo consumo de drogas durante a gestação, doenças maternas crônicas ou gestacionais como: diabetes mellitus; Doenças infecciosas nas mães como: sífilis, rubéola e toxoplasmose; E desnutrição materna.
Na fase perinatal que vai do início do trabalho de parto até o 30º dia de vida do bebê os fatores que incidem para um possível desenvolvimento de deficiência intelectual são: Hipóxia e anoxia, prematuridade e baixo peso e também icterícia grave no recém-nascido.
A partir do 31º dia de vida do bebê até o final da adolescência que é a fase pós-natal os fatores que incidem são: Desnutrição, desidratação grave, carência de estimulação global, infecções (meningites e sarampo), intoxicações exógenas e acidentes (transito, afogamento, asfixia, quedas e etc.).
Quais os principais tipos de deficiência/distúrbios intelectuais?
Síndrome de Down: a síndrome de down é causada por uma alteração cromossômica no início da gestação, o grau de deficiência intelectual causado pela síndrome é variável porem podem ser acompanhadas de distúrbios como hiperatividade, depressão entre outros.
Síndrome do X-frágil: alteração genética que provoca atraso mental. A síndrome compromete a aparência além do comprometimento ocular, comportamento social atípico (principalmente tímido).
Síndrome do Prader-Willi: O quadro clinico varia de paciente para paciente, porem em geral os portadores apresentam problemas de aprendizagem e dificuldades para pensamentos e conceitos abstratos.
...