EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Denis Willian • 16/11/2015 • Dissertação • 365 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Educação aos seis anos
Atualmente, o numero de pessoas alfabetizadas no Brasil vem crescendo cada vez mais e isso mostra o quanto o país realmente está evoluindo. Aprender a ler e a escrever se mostra uma oportunidade que os cidadãos têm para se sentir um pouco mais ativo na sociedade, e por este motivo, é fundamental procurar condições para que a maior parte da população possa ser alfabetizada da melhor forma possível.
E dentre os requisitos básicos para alfabetização, um tem sido discutido com freqüência, a idade de a criança ingressar na escola. Do zero aos cinco anos, a criança está em transformação e construção de potencialidades, nesta fase a personalidade adquire marcas importantes para a criança, assim como a convivência com os amigos, professores e demais pessoas é necessário para a criança estimular sua comunicação. Aos seis anos é uma idade onde devem também acontecer trabalhos dos pré-requisitos importantes para que a alfabetização aconteça da maneira mais fluida e natural possível.
Atualmente, algumas pesquisas científicas afirmam que experiências dos primeiros anos de vida têm uma grande importância no desenvolvimento do cérebro humano. A conversa e leituras com as crianças por volta do zero aos seis anos de idade as ajudam a adquirir habilidades cognitivas. A partir dos seis anos, a criança se deve ser direcionada ao letramento, onde são desenvolvidas certas atividades práticas dos símbolos numéricos e acesso à leitura de diferentes símbolos.
A idéia de que as crianças dessa idade só devem brincar na escola para depois ser alfabetizada não deve ser levada a serio, pois já foi comprovado que muitas crianças se alfabetizam quando tem contato continuo com as práticas de leitura e escrita na escola ou ate mesmo em casa. Por isso, é importante a aproximação desde a Educação Infantil.
É importante lembrar que na educação infantil a criança constrói uma boa base de aprendizagem, sem isso, sua capacidade aprendizado é reduzida. Para um aproveitamento melhor das habilidades uma boa base e necessária. Com o ingresso da criança na escola aos seis anos, o desenvolvimento cognitivo é mais dinâmico e a criança e submetida a uma permanência maior na escola, o novo modelo de ensino aos seis anos promete e deve ser bem aproveitado.
...