ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMAÇARI-BA
Por: Joice Rabelo • 9/4/2019 • Monografia • 10.054 Palavras (41 Páginas) • 307 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR INSTITUTO DE MÚSICA CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA JOICE RABELO DAS NEVES RODRIGUES ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMAÇARI-BA |
SALVADOR 2017 |
JOICE RABELO DAS NEVES RODRIGUES ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMAÇARI-BA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à da Universidade Católica de Salvador, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em música. Orientador: Prof. Felipe Rebouças |
SALVADOR 2017 |
JOICE RABELO DAS NEVES RODRIGUES
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMAÇARI-BA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à da Universidade Católica de Salvador, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em música.
Aprovada em (dia), de (mês) de (ano).
COMISSÃO EXAMINADORA:
___________________________________________
Ms. Felipe Rebouças
Universidade Católica do Salvador
Orientador
___________________________________________
Dra. Ana Cristina Tourinho
Universidade Federal da Bahia
Examinadora
___________________________________________
Ms. Obadias Cunha
Universidade Católica do Salvador
Examinador
AGRADECIMENTOS
Ao Deus da minha vida que me concedeu a oportunidade de vivenciar este momento tão lindo e especial, me sustentando cada dia, permitindo que eu chegasse aqui.
À minha mãe Ângela Rabelo (in memoria), que me ensinou a correr atrás dos meus sonhos com integridade e garra, ensinou-me que paciência é uma dádiva, ensinamentos estes que foram de suma importância para chegar até aqui, você que sonhou junto comigo um sonho que hoje se torna realidade. O meu muito obrigada a minha mãe de coração Barbara Cardoso por acreditar e apoiar na torcida participando de todas as apresentações.
Aos meus irmãos, Islandia Rabelo, Juraci Rabelo, Mariangela Rabelo, Railan Rabelo, pelo apoio e estimulo em especial à Maraí Rabelo que é mais que uma irmã, uma mãe.
As pessoas que me aturaram dia a dia deste semestre tão estressante, Marisan Oliveira amiga e irmã, Amanda Lima e Banda F3 Woman. Vocês foram guerreiras!
Aos meus colegas de Curso, em especial Sarah Damasceno, Jamile Gonçalves, Danilo Ramos, Genival Brandão, por todos os momentos que passamos, pela amizade, pelo estímulo e pela força nos momentos difíceis que só nós sabemos! Sou fã de todos vocês.
Ao meu Orientador Felipe Rebouças pela paciência e aprendizado compartilhado.
A equipe de professores que me acompanharam estes anos, em especial, Anita Garrido, Jaqueline Leite, David Tourinho e ao coordenador Eduardo Bertussi, pelo excelente trabalho.
À todos, muito obrigada!
RESUMO
Este estudo relata a aplicação do ensino coletivo de instrumentos musicais em uma escola de música em Camaçari, usando a análise qualitativa em relação à aplicação dos seis princípios descritos por Tourinho (2007): todos podem aprender a tocar um instrumento; acreditar que todos aprendem com todos; ritmo da aula, planejada e direcionada para o grupo; planejamento feito para o grupo; autonomia e decisão por parte dos alunos; o ensino coletivo elimina horários vagos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa utilizando observações e entrevistas. Conclui-se que os princípios têm grande influencia no ensino de instrumentos quando se trata de aulas coletivas.
Palavras Chave: Ensino Coletivo de música, ensino coletivo de violão, Cristina Tourinho, seis princípios, escola de música.
ABSTRACT
This study reports the application of the collective teaching of musical instruments in a music school in Camaçari, using the qualitative analysis in relation to the application of the six principles described by Tourinho (2007): everyone can learn to play an instrument; to believe that everyone learns from everyone; class rhythm, planned and directed to the group; planning done for the group; autonomy and decision on the part of the students; collective education eliminates vacant schedules. For that, a research was carried out using observations and interviews. It is concluded that the principles have great influence in the teaching of instruments when it comes to collective classes.
Keywords: Collective teaching of music, collective teaching of guitar, Cristina Tourinho, six principles, music school.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SEMA Superintendência de Educação Musical e Artística
SESI Serviço Social da Indústria
UFBA Universidade Federal da Bahia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 07
2 BREVE HISTÓRICO DO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS 09
3 CONCEPÇÕES TEÓRICAS DO ENSINO COLETIVO NO BRASIL 11
4 PRINCIPIOS 15
...