EXPERIMENTOS ALIADOS A PRÁTICA DIMINUEM OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Por: Tamires Teixeira • 4/6/2020 • Resenha • 588 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Nome: Tamires dos Santos Teixeira
Experimentos aliados a prática diminuem os desafios do ensino de ciências
A prática no ensino de ciências é importante pois configura uma forma de descoberta na aprendizagem, de maneira que o ensino se torne mais potente e diversificado.O estágio pode contribuir na formação, de maneira a moldar previamente as formas de ensino aprendizagem, mostrando quais caminhos seguir, quais aspectos deve-se levar em consideração, o planejamento e objetivos a serem alcançados, tirando ou diminuindo os medos e as incertezas com a nova prática pedagógica, além disso, avaliando qual a melhor estrutura a ser utilizada para construção do conhecimento.
Podemos citar como desafios para o ensino de ciências a dificuldade em manter a atenção dos alunos para a construção dos conhecimentos científicos, pois atualmente lidamos com crianças dinâmicas, curiosas e que fazem uso em seu dia-a dia de diversas tecnologias. Por isso é importante buscas alternativas que fujam do tradicional giz e lousa, de maneira a tornar o ensino de ciências mais cativante.
O estágio entra nesta etapa , pois é fundamentado na análise do espaço, identificando quais ambientes são melhores para a construção do conhecimento, seja no laboratório, aos arredores da escola , visitas, entre outros, contextualizando com a realidade e vivência do aluno. O estágio permite além disso, a possibilidade de exercer de antemão uma função com supervisão, seja com o planejamento das aulas, treinos e convivência, somando experências e moldando para a prática docente, acarretando somente bons frutos.
Existe um certo grau de dificuldade em ser professor de ciências. Há ferramentas que podem auxiliar nessa trajetória e facilitar o desempenho em sala de aula.
Podemos citar, de acordo com o vídeo: desafios e Soluções Para o Ensino de Ciências na Educação Básica: ,Helio Dias, que uma das melhores maneiras de se aprender é colocando a mão na massa, ou seja, fazendo. Dessa maneira, o experimento é um ótimo exemplo do aprender fazendo, pois ele faz com que determinados conteúdos tenham um motivo para ser estudado e se baseiam em situações concretas, motivando os alunos a tentar entender e resolver os objetivos propostos.
Podemos também, utilizar a reflexão do vídeo: D-23 - Ensino de Ciências: história e situação atual, que nos faz pensar também em como os experimentos nos auxiliam na prática pedagógica e também que pode-se utilizar o próprio meio ou coisas simples para realizar experimentos, como citado, o uso de um balde e coisas do cotidiano das crianças, para um experimento de flutuação. É possível que esses experimentos não sejam bem sucedidos, mas a partir disso surge a oportunidade de aprendizagem pelo erro, de forma a refletir o trabalho feito, levantando hipóteses e mapeando o que tinha sido feito, para que da próxima vez, desse certo.
Sendo assim, a questão chave para tornar o ensino mais diversificado e potente por meio da prática é uni-lo a realidade dos alunos. Um exemplo foi trazer os experimentos, que dispertam a vontade de aprender por meio da descoberta, de algo novo.Claro que existem diversas outras maneiras, como excursões, visitas a museus, etc. Isso, aliado ao que se pode utilizar ao redor, é o caminho para diminuir os desafios do ensino de ciências.
Referências:
FONSECA, Ofélia Os desafios do ensino da ciências. 2016. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-ofelia-fonseca/ensinar-ciencias/>. Acesso em: 03/06/2020.
...