Educação Infantil
Por: rosebarbosa • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 205 Visualizações
TEMA: A EDUCAÇÃO INFANTIL.
LUZIA ROSICLEIDE BARBOSA DOS SANTOS
CÓDIGO: 1177084
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA:
ESTRUTURA E FUNCIONAMETO DO ENSINO.
CURSO DE PEDAGOGIA= 3º PERÍODO.
UNIVERSIDADA DE FRANCA.
Prof.ª FABIANA GRANADO GERCIA SAMPAIO.
FRANCA
2013
Introdução
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Destina-se à criança de zero a seis anos de idade, não sendo obrigatório, mas um direito que o Estado tem o dever de atender.
Segundo o artigo (cf.LDB, artigo 29) a Educação Infantil orienta princípios da educação geral igualdade de condições, acesso e permanência na escola, com professores formados em cursos de nível superior; pois tem a função de educar e cuidar de forma integralmente a todas as crianças com essa faixa etária de idade. As propostas pedagógicas para instituição de Educação Infantil devem promover em suas práticas de educação e cuidados, integração entre os aspectos físicos, emocionais cognitivos, linguísticos sociais da criança.
Descrição da Observação
No dia 13/03/2013 fui recepcionada pela supervisora que me levou até a sala do 1º ano do ensino médio, e apresentou a professora de Ensino Religioso no qual fui recebida muito bem pela mesma. Em seguida foi feita uma oração, chamada, e iniciou a aula, foi distribuída aos alunos uma folha com desenhos da bíblia.
A professora me explica sua metodologia de ensino, devido à aula ser de cinquenta minutos, passa matéria no quadro, trabalha com histórias, parábolas e folhinhas, as crianças participam bem, são inquietas, mas alcançam os objetivos desejados. A metodologia utilizada por ela é: exercícios em sala de aula, dinâmicas, dever de casa. Todas as atividades que são feitas em casa é corrigida por ela. Suas disciplinas são: Português, História, Matemática, Geografia, ciências e Artes, durante a semana duas aulas de Educação Física.
Comparação dos Aspectos Teóricos com a Prática
A professora usa vários recursos para estar ajudando o aluno na resolução das atividades, como brincadeiras lúdicas para uma melhor inclusão, além da disciplina em si. Tratando da teoria ela coloca em prática os conhecimentos adquiridos na sua formação em Nível Superior.
Minha Perspectiva
É que os governantes ampliam mais as leis dando possibilidades de melhorias nas áreas educacionais, onde os projetos não fiquem somente nos papéis. Mais especializações nas áreas de educação especial. E que eu possa ser uma professora com todas as qualificações necessárias para estar atuando.
Conclusão
A criança é ativa e participante no seu processo de desenvolvimento. É através das interações e com os adultos e com outras crianças e com o meio que ela se desenvolve e vão construindo seus esquemas perceptuais, motores, cognitivos, linguísticos e suas afetividades com nos informa Hoddad.
A educação infantil traz a criança uma preparação para o mundo do adulto para a competição, o mercado de trabalho, pois se inicia com uma boa educação assim a criança só terá êxito no futuro.
“O caráter educativo é obtido pelo convívio,
...