Educacao infantil
Por: dinha2000 • 5/5/2015 • Relatório de pesquisa • 269 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Diretrizes
As Diretrizes de 1999 (Parecer CNE/CEB n 22/98 e Resolução CNE/CEB n 01/99), É uma Lei muito importante nos tempos de hoje é um marco na nossa história, porque foi uma conquista muito grande na educação infantil, antes dela não existiam muitas creches e pré-escolas, os professores não precisava ter formação superior, não havia uma estrutura pedagógica.
Com a nova lei adquirimos o direito à educação gratuita para crianças de zero a cinco anos de idade em instituições de educação infantil como o direito social não apenas dos filhos de trabalhadores rurais e urbanos, mais também como um direito da criança.
Organizações e praticas pedagógicas são definidas.
Os professores tem que ter formações superiores e continuo, com isso são profissionais com mais conhecimentos e estrutura para exercer suas funções. Essas Diretrizes tratam o cuidar e o educar como aspectos indissociáveis e defendem uma concepção de criança como sujeito ativo que interagem com o mundo por meio de brincadeiras lúdicas, livros entre outros dentro da sala.
Com essa Lei foi possível ampliar uma nova visão sobre a educação infantil, hoje existe muitas maneiras de educar, com mais profissionalismo e competência, também com materiais pedagógicos mais instrutivos, criativos e lúdicos. Ainda esta longe de ser uma educação de qualidade para isso e preciso rever alguns conceito e planejamento e investir um pouco mais na educação, temos que ter a consciência que a educação infantil é a base de tudo, também tem que valorizar mais o profissional que infelizmente não é que acontece um profissional valorizado trabalha com mais dedicação, isso seria só o começo pois ainda tem muita coisa para rever.
...