Educacao infantil
Por: perellinha • 10/11/2015 • Monografia • 1.387 Palavras (6 Páginas) • 218 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A palavra INTERVENÇÃO pode ser entendida de diversas maneiras, porém o trabalho busca identificar conceitos sobre o tema abordado e perceber quando ocorre uma indisciplina em sala de aula ou a necessidade de uma intervenção realizada pelo professor junto às crianças, envolvendo ou não os pais. Lembrando que para que o aluno consiga evoluir é necessário a realização de uma boa intervenção em cima das dúvidas do mesmo, assim a criança conseguirá identificar o que mudou com a resposta sobre suas dúvidas.
Os dados obtidos das crianças em atividades são estudados pelo professor, sempre buscando o melhor com base nos pensamentos de Piaget e Vygotsky, verificando as conseqüências das estratégias utilizadas no desenvolvimento psicossocial dos alunos. Cabe ressaltar que se deve respeitar a cultura de cada criança, a trazendo para o conhecimento sem desestruturá-la, sempre respeitando sua cultura e origem, lembrando que podemos utilizar vários acessórios ao nosso favor, como por exemplo, o jogo.
Ao jogar a criança está desenvolvendo uma atividade lúdica, expressando na idéia que a vivência propicia a diversão, o prazer quando ela mesma escolhe, e enquanto na função educativa a prática do jogo leva o sujeito a desenvolver seus saberes e seus conhecimentos.
O brinquedo é o suporte que o professor pode utilizar colocando a criança na presença da reprodução de tudo que existe em nosso dia a dia, a natureza espontânea manifestada com o brinquedo, onde seu objetivo é substituir objetos reais que possam ser manipulados, incorporando o imaginário.
A criança é portadora de uma natureza própria que precisa ser desenvolvida, é a idade do possível reconstruindo o mundo real e seus valores, como pensamos e agimos.
Para uma intervenção em sala de aula foram estudados trabalhos efetuados nessa linha de pesquisa (aplicação e análise de materiais didáticos) e também referências que abordam questões didático-pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (em fase de aplicação), mais especificamente, um estudo de caso, tendo como referencial as obras Ludke &André (1986) e Pádua (1996).
Sendo uma forma para a aprendizagem dos conteúdos escolares, entendemos o jogo também como um item necessário para as atividades que exigem esforço físico, intelectual e escolar. Podemos usar jogos e brincadeiras para ensinar conteúdos curriculares. Estes ajudam na aprendizagem e desenvolvimento das crianças, portanto a brincadeira serve para descobrir, testar limites e regras.
A participação do professor é observar, orientar e intervir nas brincadeiras, sempre com um objetivo de encontrar formas de interação, não se esquecendo de manter a essência do brincar, sempre realizando as intervenções quando necessário, propiciando momentos de alegria e prazer, para auxiliar na formação da criança.
2. A INSTITUIÇÃO – EMEB DEOLINDA COPELLI DE SOUZA LIMA
2.1 Instituições e o Estágio
O estágio foi realizado na EMEB Deolinda Copelli de Souza Lima. Nos momentos que estive ali estagiando, junto com a professora Lurdes, pude observar a rotina, a interação entre professor e aluno, o modo como ela trabalha, as atividades e as intervenções no processo de aprendizagem, como eles aprendem a respeitar a professora e os colegas em diferentes espaços da escola. Enfim, como eles constroem a sua própria história.
Na sala tem uma mesa grande da professora e, de frente para a lousa, quatro fileiras de mesas dos alunos, onde as crianças sentam para realizar as atividades propostas. Pude notar muitas crianças estão já alfabéticas. Há também seis prateleiras com diversos materiais como jogos, brinquedos e material para brincadeiras. Na parede contém um alfabeto inteiro de letra de forma, maiúsculo e minúsculo, um relógio, brinquedos, prateleira de livros e computadores. No geral a sala e o resto do espaço da escola são muito bem aproveitados, proporcionando mais aprendizado para as crianças.
A escola possui seis banheiros, sendo três de meninas e três de meninos, doze salas de aula, a sala da diretoria e o local utilizado é o prédio da escola estadual Deolinda Copelli que foi cedido até o término da escola nova que esta em construção. No prédio novo as aulas serão em período integral para os moradores do bairro Vila Nambi e região.
O objeto de estudo desse trabalho consiste na observação e compreensão dos procedimentos utilizados na gestão da escola-campo EMEB Deolinda Copelli de Souza Lima. Nesta instituição, fui recebida e orientada sobre o estágio, professoras, e coordenadora pedagógica. A diretora Adriana Tonholo Menezes acompanhou de perto o trabalho por mim desenvolvido neste contexto.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando falamos em intervenção estamos contribuindo
...