Educação Infantil
Por: Tais0.0 • 22/10/2016 • Trabalho acadêmico • 9.746 Palavras (39 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
3 ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA 6
4 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 7
5 ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR 8
6 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9
7 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO 10
8 PLANO DE ENSINO 11
9 DIÁRIOS DE REGÊNCIA 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
** Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao relatório, seguindo à risca as orientações do Manual de Estágio. **
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado II docência em Língua Portuguesa foi realizado em turmas de 1ª à 3º série do Ensino Médio do turno vespertino do Colégio Estadual Carolina Almeida Lopes, localizada na Rua José de Anchieta, na cidade de Jussara, S/N, estado da Bahia. Iniciei o estágio no dia 05 de Maio e terminei no dia 02 de Junho de 2016, com carga horária semanal de 10 horas aulas.
O Estágio Supervisionado II teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Língua Portuguesa, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.
Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula.
E segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é inicialmente o meio pelo qual o professor pode colar em prática essa teoria sobre o ensino da língua portuguesa. E é partindo daí e ao longo de sua trajetória em sala de aula, que o professor vai construindo sua identidade.
O presente trabalho relata o desenvolvimento do Estágio Supervisionado.
Acredita-se que o estágio é a ação na qual o futuro professor tem a possibilidade de trabalhar com a teoria e a prática e também de conhecer a verdadeira dinâmica da escola. Nesse sentido, os objetivos da disciplina foram elaborados enfocando o Ensino Médio. Eu durante o estagio trabalhei especificamente com a Língua Portuguesa nas séries do Ensino médio.
O relatório se divide em 9 etapas que interagem entre si. Nessas foram analisados fundamentos teóricos que deram suporte para um melhor conhecimento sobre a aula de português e a importância do estágio na formação do professor.
Foram evidenciadas as análises feitas a partir das observações realizadas na escola, como também foram realizadas as regências em sala de aula visando à integração da teoria e da prática, a aquisição de conhecimentos e experiências, para a construção de uma base formadora.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Colégio Estadual Carolina Almeida Lopes, foi inaugurado em 2001, em Jussara, município localizado na Chapada Diamantina Setentrional, Zona 159, com a população estimada em 15.052 habitantes, possuindo uma densidade demográfica de 15,87 hab./km² e distando da capital do Estado, aproximadamente 432 km.
Jussara possui uma área territorial de 948,579 km². Seus principais aspectos econômicos são: a pecuária - criação de caprino e a agricultura.
O Colégio Estadual Carolina Almeida Lopes é a única Unidade Escolar da Rede Estadual do município que oferece o Ensino Médio, por isso atende todo alunado dos povoados, funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno, as turmas observadas foram 1º ao 3º Ano do Ensino Médio do turno vespertino, contendo 817 alunos.
RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Diante das leituras das propostas do relatório de Estagio Supervisionado como gênero discursivo medidor da formação do professor de língua materna dos outros autores Wagner Rodrigues Silva, Lívia Chaves de Melo e a construção do objeto de ensino do curso de Letras os gêneros discursivos em cena de Teresina da Conceição Costa- Hiibes foi possível perceber nesses relatórios que muitos autores como Geertz e Tardif entre outros descrevem que o estágio visava contribuir para formação profissional pesquisadora e interventiva onde deveriam focar na formação critica e modificadora do contexto educacional porém conforme esses mesmos autores após análise de muitos relatórios de estágios foi possível identificar que os acadêmicos estão preocupados em elaborar seus relatórios como se fossem apenas gêneros textuais somente, com uma disciplina avaliativa de seus cursos. Com isso, tornam- se como simplesmente uma descrição da sala de aula onde sendo realizado o estágio, além disso, não compartilham saberes mostrando se tradicionais em relação ao ensino baseando suas aulas somente em livros didáticos sem interesse em utilizar os Pcns.
...