Educação Infantil: Currículo
Por: lucianoguitar • 20/8/2016 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 505 Visualizações
Nome do aluno:Luciano Frederico Oliveira |
Rgm: 15797007 Polo de Apoio Presencial:Colégio Educare SJC |
Nome da Disciplina:Educação Infantil:Currículo |
É possível encontrar inúmeras definições de currículo, pois elas têm variado no tempo e no espaço. Algumas definições tendem a enfatizar o conjunto de experiências adquiridas pelo aluno na escola. Outras recaem nos conteúdos e disciplinas a serem trabalhados com os estudantes com vistas a determinados objetivos. O que o currículo é, depende da forma como ele é definido pelos autores e pelas teorias que dele se ocupam. A abordagem do currículo precisa, portanto, ser feita de uma perspectiva histórica. Em sua origem etimológica, a palavra currículo quer dizer um caminho a ser percorrido, um percurso. Quando se trata de um currículo escolar, é em um percurso de formação escolar que estamos pensando.
Masseto ao aprofundar seus estudos sobre currículo procurou remeter seus estudos a três importantes conceitos,que dizem respeito ao currículo como o conjunto de disciplinas responsáveis pela transmissão do conhecimento,o currículo oculto e o currículo integrado.
Pilleti ao abordar a questão do currículo procurou ir além das questões que envolvem somente a transmissão de conhecimento, e procurou colocar o currículo como a vida central da escola, englobando as atividades extraclasses e a consequente formação da personalidade e do caráter da criança.
Os processos de interação,seja ela pessoal,seja entre o educador e a criança,ou em relação a criança e outras crianças devem proporcionar condições de desenvolvimento para as crianças, daí a importância de um currículo ser bem elaborado,pois a partir dele todas as ações pedagógicas serão trabalhadas no dia a dia escolar.
Em minha opinião o currículo na educação infantil e de estrema importância para organizar a forma de ensinar. Para que a criança tenha um melhor desempenho em seu aprendizado, o educador deverá perceber quais os pontos fortes e fracos de cada criança e estimula-la a exercitar esses pontos fortes e auxiliá-la nos pontos fracos visando a construção do processo do ensino aprendizagem.
...