Educação Jovens e Adultos – Na Visão de Paulo Freire
Por: Darlenipcsalles • 24/9/2015 • Resenha • 731 Palavras (3 Páginas) • 512 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Darleni Peixoto da Costa Salles, Ru:705239
1TEMA
Educação Jovens e Adultos – na visão de Paulo freire
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A metodologia de aprendizagem baseada em pesquisas bibliográficas, numa prática pedagógica inovadora de Paulo Freire, pode contribuir para o conhecimento do professor da educação de jovens e adultos?
2-PROBLEMATIZAÇÃO
Com a metodologia adotada por Paulo Freire, e questionável como essa prática pode contribuir para o conhecimento do professor da educação de jovens e adultos?
3JUSTIFICATIVA
Escolhi este tema, pois o analfabetismo é uma das marcas que afetam historicamente a sociedade. A curiosidade sobre o tema/problema surgiu devido ao interesse em analisar os saberes dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os quais vivem em um mundo onde as desigualdades crescem cada vez mais. Impressionada, resolvi estudar sobre os conhecimentos necessários para a atuação do professor nessa modalidade, assim como as experiências e as expectativas que estes sujeitos trazem quando retornam a escola.
Pois esse tema e total relevância para a formação do pedagogo, uma vez que nos deparamos com tantas diversidades no meio acadêmico e profissional. . “Para ser um ato de conhecimento o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educando, uma relação de autêntico diálogo”. (FREIRE, 2002, p.58).
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral:
Analisar aspectos teóricos da metodologia adotada por Paulo Freire, baseada na pratica do professor da modalidade de educação de jovens e adultos. Investigar até que ponto os conhecimentos prévios que os alunos da Educação de Jovens e Adultos possuem são levados em consideração no processo de aprendizagem nas salas de aulas.
4.2 Objetivos Específicos.
- Analisar aspectos teóricos e metodológicos;
- Fazer uma analise da perspectiva histórica do conceito da EJA até que ponto os educadores consideram os saberes prévios dos sujeitos em seu processo educativo;
5 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Vivemos em uma sociedade marcada pela desigualdade social. Para Souza ( 2007, p.23):
Todos sabem que a desigualdade social é marcada registrada no Brasil, assim como a concentração de terra e de renda. Para compreendermos a desigualdade social, podemos lembrar alguns exemplos: direitos diferentes para senhores e escravos; proibição do voto à pessoa analfabeta; seleção das pessoas volantes em função da renda anual líquida; discriminação em função da cor, religião ou raça etc.
Perante essa afirmativa percebe-se que os alunos da EJA, se enquadram em meio essas desigualdades, ainda mais no tocante a discriminação por conta de não saber ler e escrever, ainda quando adultos, através do aprendizado da leitura e escrita a sociedade oferecer outras oportunidades. O plano Nacional de Educação é uma exigência da constituição da República do Brasil de 1988, que em seu artigo 214, declara:
A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e a integração das ações do poder público que conduzem à:
...