Educação e Saúde
Por: Valence • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 316 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
No cotidiano das unidades escolares, os professores já realizam o trabalho de saúde e educação, desde os alunos menores (berçários) até os maiores (ensino fundamental).
As crianças brincam, aprendem e recebem orientações dos professores e profissionais da saúde em relação a uma vida mais saudável e livre de doenças.
Os pais educam e ajudam seus filhos em casa com hábitos de higiene e conversas e as escolas, junto com as UBS’s, dão continuidade a esse trabalho tão enriquecedor e importante na vida das crianças e famílias.
Os hábitos de higiene na escola que devem ser reforçados vão, desde ensinar as crianças a lavarem as mãos, a escovarem os dentes até explicar a importância de lavar as frutas antes de comê-las. Cuidados com a água e com os alimentos da cantina escolar também são importantes quesitos quando se fala em higiene na escola.
Assim o trabalho em parceria entre escola, família e UBS gera uma vida mais saudável para todas as crianças e famílias.
A Agenda de Educação e Saúde é uma estratégia fundamental de implementação das ações compartilhadas nos territórios municipais. São escolhidos “recortes” do território integrando escolas e unidades de saúde, a fim de gerar uma articulação das práticas. A Agenda definirá as propostas comunitárias para estes microterritórios onde as escolas estão inseridas, refletindo as expectativas comunitárias em relação à interface educação e saúde.
No âmbito da escola as atividades de planejamento e gestão do coletivo, formulação dos inventários detalhados e da condução de processos participativos integrados aos estudos e ao Projeto Político Pedagógico representam uma oportunidade impar para os exercícios de cidadania.
Por meio do diálogo entre comunidade escolar e equipe da Estratégia Saúde da Família, a Agenda de Educação e Saúde envolve interlocuções entre diferentes setores da sociedade e dos programas/políticas já em desenvolvimento na escola e com parceiros locais.
Enfim, crianças com mais conhecimentos, livre de doenças e felizes, são resultados para um bom desenvolvimento integral em todos os aspectos.
...