Educação infantil
Por: vinivic1 • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
É fundamental no processo de aprendizado o contato com a prática, esta possibilita que façamos análises quanto ao conteúdo e qualidade do que é difundido pela universidade.
Compreender o universo que nos permeia, entender as necessidades e práticas atuais são de suma importância para a formação do docente.
O Estágio Supervisionado atinge o objetivo de praticar a teoria e de participar do cotidiano que se integrará em nossa vida profissional, as observações feitas na prática em sala de aula, acompanhando o desenvolvimento e aplicação de atividades pedagógicas específicas dão subsídios para que o futuro profissional da educação desenvolva seus próprios projetos pedagógicos e atividades específicas, tendo como base a faixa etária da criança e necessidades individuais tão como as coletivas.
Participar, interagir com um processo já estruturado e com foco no desenvolvimento do aluno é imprescindível para o aprimoramento do conhecimento do aluno de pedagogia, esta vivência é indispensável na constituição do saber que estamos buscando desenvolver para que possamos atuar de forma consciente e responsável como multiplicadores e como orientadores, mas fundamentalmente como aprendizes que sempre seremos.
Enfim, é indiscutível a importância e relevância dessa atividade de Estágio como forma de difundir os conhecimentos adquiridos até então e de absorver novos conhecimentos, fazendo-se assim obrigatória a participação de todo aluno de pedagogia em estágios, dando-lhes assim a possibilidade de se descobrir como profissional, aprendiz e cidadão.
O Estágio Supervisionado Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem o objetivo de preparar o aluno de pedagogia para atender a demanda de ensino das crianças que cursam do primeiro ao quinto ano.
Por meio de estágio de observação é possível analisar situações que fazem e farão parte do dia a dia do professor, dando-lhe a oportunidade de analisar as condições que são encontradas em sala de aula e comparar com o ideal ensinado na universidade.
Compreender o meio em que estará inserido o profissional da educação, seus alunos e desafios encontrados, analisar as condições que hoje atendem as crianças, e, buscar atividades que possibilitem o pleno desenvolvimento da criança, é o desafio atual da classe da educação.
Encontramos em sala de aula variados métodos que visam transpor barreiras do tradicionalismo caminhando em paralelo com projetos que evidenciam a necessidade de preparar a criança para ser um cidadão pleno e capaz.
Respeitar essas crianças em suas necessidades e possibilidades de compreensão diferencia o profissional da educação em qualidade de atendimento, cientes que toda criança já traz consigo conhecimentos e que cada uma se desenvolve a sua maneira e tempo, e, que o professor é apenas o condutor ou intermediário entre o conhecimento e o aluno.
Muitos são os métodos pedagógicos adotados por instituições de ensino, especificamente da escola IL SOLE, o método adotado é o sócio construtivista, muito bem aceito pelos professores, pais e alunos.
O trabalho que se segue foi organizado em atividades que foram observadas durante o período de estágio, analisados aspectos físicos, cognitivos e motores dos alunos do primeiro ao quinto ano e da instituição.
...