Educação infantil
Por: oseas_2907 • 8/10/2015 • Dissertação • 3.243 Palavras (13 Páginas) • 247 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CELIA GARCIA DA SILVA, RU 830165, 2012/08.
CLEONICE ANDRADE DE OLIVEIRA, RU 808855, 2012/08.
LINDIANE RADEMANN, RU 823605, 2012/08.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
CURITIBA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CELIA GARCIA DA SILVA, RU 830165, 2012/08.
CLEONICE ANDRADE DE OLIVEIRA, RU 808855, 2012/08.
LINDIANE RADEMANN, RU 823605, 2012/08.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio Educação Infantil apresentado a UTA – Infância e Ludicidade, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional de Curitiba.
Tutora Local: Eliane de Souza Silva
Centro Associado: Curitiba – Polo CIC
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................................... | 03 |
2. O ESTÁGIO NA EDUCAÇAO INFANTIL...................................................... | 04 |
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA............................................. | 04 |
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.............................................. | 05 |
2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO | 06 |
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................... | 13 |
REFERÊNCIAS.................................................................................................. | 14 |
ANEXOS............................................................................................................ | 15 |
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio foi desenvolvido em uma escola municipal de Curitiba que oferece ensino de educação infantil de 4 e 5 anos, e também ensino fundamental de 1º a 5º ano.
O estágio tem como objetivo refletir sobre as especificidades da Educação Infantil, com diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica. Compreendendo a relação entre a organização dos espaços, tempos e conhecimentos, e observar, participar e planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças de 0 a 5 anos.
Ou seja, articular a teoria e a prática durante todo o período de estágio, e fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica observada, podendo gerar problematizações que se constituem em instrumentos de iniciação à pesquisa e ao ensino, fazer proposições e executar propostas de intervenção, relacionadas ao processo de aprendizagem; e elaborar o relatório de estágio, na escola estagiada l, considerando as ações inseparáveis entre teoria e prática e entre cuidar e educar.
A pesquisa é relevante porque possibilita a compreensão e a aprendizagem dos processos de produção do conhecimento e o questionamento da prática, de forma a desenvolver atitudes autônomas, investigativas, criativas e comprometidas com o ensino de qualidade.
A metodologia aplicada para o desenvolvimento do presente estágio foi à localização da Instituição de ensino, a realização da pesquisa, a observação do ambiente escolar e a entrevista com o responsável pelo local.
O relatório está organizado nos seguintes itens: O Estágio na Educação Infantil, a Identificação da Escola Estagiada, a Concepção Pedagógica, a Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio e a Apresentação de um Plano de Aula para a Educação Infantil com alunos 0 a 5 anos.
2. O ESTÁGIO NA EDUCAÇAO INFANTIL
A disciplina de estágio na educação infantil integra possui como tema a infância e ludicidade, e o objetivo principal é que conheçamos o desenvolvimento da criança. O estágio é crucial na formação docente, pois permite vivências na educação infantil que possibilitam a compreensão da dinâmica e a realidade da pratica nessa área educativa. Ao vivenciar as ações lúdicas por meio do brincar, cantar, dançar, jogar e etc.
A literatura infantil, considerada enquanto diálogo entre dois seres igualmente ativos, o autor e o leitor, estabelece no primeiro momento um contato geralmente silencioso e em solidão. É o momento de encontro do leitor com o livro, em que ele decifra compreender e interpreta as palavras do autor.
Para os estudiosos da educação infantil (ver, por exemplo, Kramer, 1996; Ostetto, 2000), há um consenso em torno da perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir no meio em que se encontra. No entanto, para a comunidade formada por pais que levam seus filhos para frequentar a escola, ainda não há esse consenso, mesmo porque cada um define esse nível de educação com base em suas próprias percepções e vivências, ou seja, com base no contexto histórico e social em que vive.
Ao contrário do que era feito há tempos quando a criança era vista como uma pessoa sem vez e sem voz, passiva, hoje ela é vista como um sujeito reflexivo, capaz de socializar-se, criar expressar-se.
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio foi realizado na Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, situada na Rua José Bassa, número 1931, no bairro Sítio Cercado, CEP 81920-500, localizada na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (41 ) 35645767 e do e-mail mmiracy@sne.curitiba.pr.gov.br.
A escola oferta atendimento na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino.
O nosso estágio teve início em 17 de junho de2013 e o término em 05 de julho 2013, no período da tarde na turma da educação infantil.
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Consultando o projeto Político Pedagógico, constatamos que vem se organizando uma proposta pedagógica que garante a superação de prática pedagógica ultrapassada, e venha suprir as necessidades mais gritantes da sociedade. Sem fugir da realidade, mas procurando um projeto emancipatório.
...