Educação infantil
Por: rafaelarocha22 • 18/11/2015 • Artigo • 2.994 Palavras (12 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CONCHAS (FACON)
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PIRACICABA
2015
COLOCAR NOME DA PESSOA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Colocar nome da pessoa, [1]
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.” (Jean Piaget)
Resumo: Este artigo busca apresentar o estudo da utilização dos jogos lúdicos como um recurso didático que garante resultados eficazes na educação. O presente trabalho traz o lúdico ao longo da história na educação. Em seguida, mostra a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, tendo como meta passar por todas as fases de crescimento sem querer ultrapassá-las. Por fim, são abordados os resultados benéficos da introdução do lúdico na educação infantil.
Palavras-chave: Educação infantil, aprendizagem, lúdico, brincar.
ABSTRACT: This article aims to present the study of the use of educational games as a teaching tool that ensures effective results in education. This work brings the playful throughout history in education. It then shows the importance of play for children's development , with the goal of going through all the stages of growth unintentionally overcome them . Finally, it addressed the beneficial results of the introduction of playful in early childhood education Tthe early inclusion of children in early childhood education, through an introduction to the context and showing that what seems to be an advantage, can be a big problem for the child. After the presentation, defines the importance of early childhood education and the people who are part of this scenario. Then shows up Piaget's theory, which is responsible for classifying the capabilities of each of the ages of man. Finally, addresses the difficulties and problems faced by the early integration of children in the school environment.
Keywords: Education, learning, learning, playful, play.
- INTRODUÇÃO
A educação infantil atualmente vem se tornando cada vez mais precoce na vida das crianças, pois os pais estão procurando uma instituição cada vez mais cedo para a introdução da criança no meio escolar. Isso faz com que muitas vezes a criança pule algumas fases que seriam essências para seu desenvolvimento e os pais nem sempre enxergam dessa forma.
A atividade lúdica desenvolve na criança habilidades cognitivas, motoras, de atenção, entre outras. Isto de forma criativa e involuntária, pois a criança pensa estar brincando quando na verdade esta aprendendo.
Assim, afirma Negrini (1994):
“Que as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas: a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança.” (1994, p. 19).
Portanto a ludicidade é uma necessidade para a formação das crianças, não se trata só de diversão, se trata de um mecanismo influente para ser introduzido na educação infantil no Brasil.
Neste contexto, este artigo pretende analisar o quanto benéfico pode ser para a criança a introdução do lúdico na sua educação.
O LÚDICO AO LONGO DA HÍTÓRIA
O Lúdico tem sua origem no latim e remeta a palavra ludos que significa jogos, divertimento. Se formos pensar apenas nesse contexto, lúdico seria usado apenas para a tipologia brincar e derivados.
Porém o lúdico é uma atividade de aprendizado, onde tem o intuito de mostrar para a criança que aprender pode ser divertido, deixando de lado a simples definição para sinônimo de jogo.
O lúdico se desenvolve conforme os tempos, e a sociedade o adaptam para suas culturas. Antigamente o lúdico estava presente nos primitivos nas atividades de dançar, pescar, caçar...
Segundo Antunes (2005) na Grécia antiga, Platão afirmava que os primeiros anos de vida da criança deveriam ser ocupados por jogos. Com o cristianismo, os jogos vão sendo deixados de lado, considerados profanos, sem significação.
Podemos então observar que o lúdico vai perdendo seu valor para o cristianismo, tornando-o assim insignificante. De forma que nos remete a afirmar as palavras de Antunes (2005) que “a cultura lúdica é historicamente construída’.” Além disso, Antunes (2005) expõe que “foi a partir do século XVI, os humanistas começam a valorizar novamente o jogo educativo, percebendo a importância do processo lúdico na formação da criança”.
Com a valorização dos jogos lúdicos de volta, outros teóricos começam a mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, pois se trata do primeiro contato socioafetivo da criança com o mundo.
Assim o pensador norte-americano Dewey se manifestou:
“O jogo faz o ambiente natural da criança, ao passo que as referências abstratas e remotas não correspondem ao interesse da criança.” (2005, p.23).
Jean Piaget (apud ANTUNES, 2005) retrata:
“Retrata que os jogos não são apenas uma forma de entretenimento para gastar a energia das crianças, mas meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual.” (2005, p.25).
A criança e o jovem apresentam certa resistência à escola, porque na maioria das vezes ela não insere o lúdico e a experiência acaba não sendo prazerosa. Sendo que o lúdico já se mostrou imensamente importante para a saúde mental da criança, é uma questão que merece atenção dos pais e educadores, pois se trata do momento da criança desenvolver sua imaginação, visualizar suas conquistas através do seu jeito, através do seu modo de brincar, observar que conseguiu aprender coisas diferentes.
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR
O lúdico é o primeiro contato que a criança tem em quesitos sociais, pois é através do brincar que ela vai desenvolver a maioria de suas capacidades.
...