Ensinando e Aprendendo através das Práticas Educativas
Por: 9507gui • 17/2/2017 • Trabalho acadêmico • 5.454 Palavras (22 Páginas) • 375 Visualizações
AS PRÁTICAS DE ENSINO
Ensinando e Aprendendo através das Práticas Educativas
Maria Amélia Sequeira Alencastro
Prof.ª Lidyane Aline de Freita
Centro Universitário Barão de Mauá
Pós-Graduação (PED18702) – Supervisão e Orientação Educacional
22/01/2016
RESUMO
Este estudo tem a intenção de fazer com que haja uma reflexão sobre a metodologia utilizada pela supervisão e orientação escolar na Educação Infantil tendo em vista as práticas usadas para este nível. Ao elaborar esta pesquisa, houve a preocupação de averiguar as práticas que a supervisão e orientação se utilizam e se as mesmas contribuem para construir uma educação democrática e de qualidade. Através da observação prévia da atuação da supervisão e orientação no ambiente escolar e de entrevista realizada, foi possível utilizando-se das informações adquiridas verificar o envolvimento e se as mesmas promovem a valorização da pluralidade sociocultural da comunidade em que atuam. Ao entrevistar, observar, conversar informalmente com a supervisão e orientação, percebe-se que o fazer pedagógico é essencial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A importância de acompanhar os professores e alunos na elaboração de um planejamento adequado referenciando-se em teóricos como: Vygostky, Piaget e Montessori, é fundamental que a ação do professor seja embasada em conhecimentos científicos, levando o aluno a aquisição e construção do seu conhecimento. Ao finalizar este estudo com a supervisão e com a orientação escolar percebeu-se a importância da atuação das mesmas dentro de sua comunidade constatando que é essencial que compreenda a função social de sua escola na comunidade em que está inserida.
Palavras-chave: educação – pluralidade socio-cultural - comunidade
1. INTRODUÇÃO
O tema Práticas de Ensino utilizadas pela Supervisão e Orientação foi escolhido pelo fato de sentir a necessidade de reforçar a ideia que a aprendizagem do aluno se dá através de metodologias adequadas a realidade do mesmo, como interesses, necessidades, faixa etária e valorização das vivências do próprio aluno. Por este motivo a supervisão e a orientação devem estabelecer as metas primordiais a serem alcançadas durante o trabalho realizado com os professores, alunos e pais no ano letivo corrente. Identificando que suas atuações não são individuais e sim coletivas, está voltada para ao fazer social, cabe a todos participarem e construirem juntos uma escola democrática onde o objetivo é formar cidadãos críticos-sociais atuantes na sociedade.
As metodologias de Ensino aplicadas as práticas de ensino utilizadas atualmente, tem como objetivo formar um indivíduo consciente, crítico e social capaz de apossar deste conhecimento e transformá-lo de acordo com as suas necessidades. Cabe a Supervisão e Orientação estimularem e incentivar seus docentes, discentes e pais para que juntos alcancem um ensino de qualidade.
Precisa a orientação e supervisão ter uma visão que o desafio é a busca de novos conhecimentos com a equipe no qual trabalham. Afinal devem estimular a participação, discussões para articularem suas ações pedagógicas com o objetivo de promover práticas educativas coerente com as necessidades e anseios da sua clientela. Os objetivos traçados para a pesquisa foi de verificar se promovem a valorização da diversidade cultural, averiguar se compreendem a cidadania como exercícios de direitos e deveres praticados e adotados no dia a dia e constatar se percebem como integrantes e agentes transformadores de seu próprio ambiente contribuindo na construção de uma sociedade ética.
O estudo foi realizado numa Instituição de Educação Infantil que está situada no bairro Santana. Atendendo os filhos dos moradores da vila que na sua grande maioria são recicladores de lixo. A instalação física da Instituição de Educação Infantil foi adaptada ao fim a que se destina. O imóvel é amplo e apresenta condições adequadas de localização, acesso, segurança, salubridade, iluminação, saneamento e higiene, com espaços destinados exclusivamente ao uso das crianças e dos funcionários.
A Supervisão e Orientação Escolar fazem parte da equipe diretiva e tem como finalidade
promover espaços para que os alunos, professores e comunidade realizem seus papéis de ensinar/educar/transformar tornando-os cidadãos comprometidos com as causas sociais, ambientais, políticas e pedagógicas que compõem o contexto que estão inseridos. Para trabalhar uma metodologia de ensino adequada para o aluno deve-se ter em mente, respeitar a sua faixa etária, seus interesses e suas vivências, tendo como referências os teóricos Vygotsky, Piaget e Montessori e Delors com os quatro pilares da educação, onde cada um deles nos dá a ideia de como o aluno constrói o seu conhecimento.
Ao estudarmos os quatro pilares da Educação vemos que a escola passa ter uma nova visão do aluno, sua percepção de como ensina deve ser construída através do entendimento que a educação não se dá somente na escola e sim com a escola e o seu meio ambiente.
Na escola estudamos o que é visível: os rios, o cálculo, as células. É a invisível bondade? Qual a disciplina trata da bondade? Em qual a disciplina aprendemos a aprender? Em qual disciplina aprendemos a nos relacionar com a família, os amigos, a namorada (ou o namorado)? Em qual a disciplina aprendemos a conhecer o nosso corpo, respirar, relaxar as tensões, conversar com paciência, falar em público? Aprender conteúdos atrás de conteúdos, mas não aprendemos viver. Justamente porque aprender a viver envolve conhecer o invisível, o imaterial, o sutil. Envolve perceber que cada ação e corpo, fala e mente e capaz de modificar nossa experiência de realidade. (GUERRA, 2001, p. 197 apud SOUZA e SILVA, 2004, p. 36).
2. METODOLOGIAS DE ENSINO: Práticas Educativas
Pensar em Metodologias de Ensino, tendo como foco as práticas educativas como tema de pesquisa seria questionar a importância que as mesmas têm no ensino atual. Num ensino onde a preocupação era o que ensinar para os alunos, do que seria importante para a sua formação passa a ser como o aluno aprende. Colocam-se em destaque as práticas, tendo consciência que um planejamento adequado é fundamental para aprendizagem do mesmo, por que irá respeitar as habilidades, competências e vivências que trazem consigo para o ambiente escolar, criando condições para que ocorra a aprendizagem. O professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento para se tornar o mediador, onde ele ensina e aprende ao mesmo tempo, tornando imprescindível a sua formação e atualização permanente.
...