Trabalho ambientes de aprendizagens
Por: João Gabriel Paiva Castro • 26/10/2015 • Relatório de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO
DISCIPLINA: PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
UBERABA - MG
2015
“Por que estudar história é importante para conhecermos o presente”
O ser humano caminha em direção a evolução. Desde os tempos antigos, aprimoram suas técnicas de caçada em busca de sobrevivência, e conforme os anos se passaram, eles começaram a estudar o seu pretérito com intuito de em presente, ocasionar as mudanças do futuro.
O passado humano é sombrio, recheado de guerras e outras atrocidades. Grandes heróis se ergueram revolucionários e outros homens que, da sua própria forma fizeram aquilo que chamamos de História. Ocorrendo de maneira paulatina, a disciplina merece uma atenção que a renegam. Por que estudar sobre aquilo que veio antes? Por que estudar aqueles que vieram antes?
A resposta é simples, mas que para alguns, não sacia a cede de seus “porquês”. Em verdade, aqueles que questionam o porquê de estudar tal disciplina, negligência a origem do seu próprio ser. E para um negro, por exemplo, estudar a história dos seus antepassados, é dar ao seu eu, um motivo para continuar lutando.
E esses tal, como o primeiro, estudará a história dos escravos, estudaram a história dos revolucionários, e porventura, se tornem a história. A história ainda pode ser aplicada como forma de impedir-se que fatos tristes do passado, aconteçam no presente, e talvez no futuro. O surto de HIV nas décadas de 80, por exemplo, fizeram parte da história e atualmente, milhares de campanhas sejam feitas para a utilização das camisinhas para conscientização dos jovens.
A importância dos conceitos: tempo-histórico, fato-histórico e sujeito-histórico para a construção da história, pois é esses conceitos que da ênfase a história de qualquer sociedade, buscando aprimorar o exercício da contextualização da vida social como pontos de partida para uma investigação produtiva e criativa que busca identificar as relações sociais de grupos locais, regionais, nacionais e de outros povos, e percebe-se as diferenças e semelhanças, os conflitos, as contradições, igualdades e desigualdades existentes nas sociedades, buscando as relações com o passado.
As características da mudança histórica advindas da sociedade e seus acontecimentos enfatizam a variação sob a vertente social e histórica, onde se observa as mudanças relacionadas à língua e as modificações por que passa no decorrer do tempo. Hoje perceber as diferentes transformações sofridas pela língua e como elas refletem o comportamento e nos hábitos.
A história caracteriza certa geração e estão ligada ao seu modo de vida, sua cultura e o momento da história em que esse grupo social estava inserido, sendo que um dia, o presente será passado, e todo passado é história. Ele será estudado e servirá para a compreensão dos seres humanos do futuro sobre o que acontece com o seu próprio presente.
Referências Bibliográficas
Borges ,M.S.G.; Scussel, D. R.; Loloyola, M. E. S.;
...