Estágio curricular obrigatorio iii gestão educacional e espaços não escolares
Por: dvdbvuhdebfe • 23/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.437 Palavras (14 Páginas) • 355 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Surubim – PE
2020[pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
3 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 9
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 11
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 13
6 PLANOS DE AULA 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS 1
9
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo observar o estágio na educação infantil, podendo aplicar os conhecimentos em sala de aula. Iremos falar do Projeto Político Pedagógico (PPP) sobre a importância no ambiente escolar, da Abordagem dos Temas Transversais Contemporâneos da BNCC que têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares.
Falar sobre a atuação do Professor e sua Inter- relação com a equipe administrativa e pedagógica e conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. Por fim sobre o Plano de Aula dos conteúdos, objetivos, metodologias, recursos, avaliação e por fim as referências.
Esse relatório muito é importante para o desenvolvimento, pois muitos professores têm dificuldades e dúvidas ao planejar suas aulas, sobre os conteúdos e formar de avaliar o aluno. É importante, pois é um planejamento para as atividades das disciplinas. A avaliação também é considerada importante para saber se os objetivos estão sendo alcançados com os exercícios, atividades individuais, provas e assim o professor saberá se estão atingindo os seus planejamentos.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Até hoje é procurada uma verdadeira identidade para o conceito de educação infantil. Primeiramente deve-se compreender que a educação infantil é o período escolar em que estudam crianças de 0 a 6 anos. É nesse período em que as mesmas começam a compreender a si mesmas e ao mundo que lhes cercam.
Três autores fizeram sua perspectiva sobre o estudo da educação infantil, sendo eles: Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Todos procuram respostas para a identidade da educação infantil.
Vygotsky manteve o foco de seus estudos perante o tema, sob o desenvolvimento infantil, enquanto Leontiev e Elkonin voltaram as suas perspectivas para a criança e a sociedade em que a mesma se encontra inserida, pois é muito importante associar esses dois fatores citados a criança em sua fase inicial depende muito do ambiente em que se encontra na sociedade. Vygotsky também estudou a perspectiva da criança e a sociedade.
O porquê da importância de associar a criança à sociedade é para seu desenvolvimento individual, social, físico e psicológico. Por isso autores como Leontiev e Elkonin, focam sua visão na criança e sociedade. Além disso, Vygotsky voltou seus estudos para analisar o processo de desenvolvimento e aprendizado.
Também vemos o quanto é importante a mediação de um adulto. Como foi visto, Vygotsky (1995) destaca “A mediação do adulto no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança e postula que o ensino deve promover o desenvolvimento.”
A mediação do adulto nesse processo é destacada por Vygotsky (1995):
“Sabemos que a continuidade do desenvolvimento cultural da criança é a seguinte: primeiro outras pessoas atuam sobre a criança; se produz então a interação da criança com seu entorno e, finalmente, é a própria criança quem atua sobre os demais e tão somente ao final começa a atuar em relação consigo mesma. Assim é como se desenvolve a linguagem, o pensamento e todos os demais processos superiores de conduta (ibidem, p.232).
Segundo Vygotsky (2001a), o ensino se apoia, portanto, naquilo que ainda não está ‘maduro’ na criança, ou seja, aquilo que ainda está sendo aprendido por ela, isso que apoia o ensino na educação infantil.
Levando essa constatação, o autor defende que a psicologia e a pedagogia devem se libertar “(...) do velho equívoco segundo o qual o desenvolvimento deve necessariamente percorrer seus ciclos, preparar inteiramente o solo em que a aprendizagem irá construir seu edifício” (p.332). Para Vigotski (2001a), o ensino está sempre adiante do desenvolvimento. O ensino antecede o desenvolvimento para promovê-lo.
Assim, o autor afirma:
(...) a aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo 12 um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não-naturais, mas formadas historicamente. (...) todo o processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativa numerosos processos, que não poderiam desenvolver-se por si mesmos sem a aprendizagem. (VIGOTSKII, 2001b, p.115).
Dessa forma, vemos o quanto ensino é importante na educação infantil, ele vem antes do desenvolvimento, para que a partir dele seja promovido o desenvolvimento da criança. Além disso, deve-se destacar o papel de educador nesse processo de ensino e aprendizagem, pois ele é considerado como uma das principais mediações e eixo para a criança nessa fase.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
- O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
É um Projeto que reúne ideias para organização de atividades durante o processo de aprendizagem para formação de cidadãos responsáveis. O PPP deve ter todos os membros da escola, pois é através dele que sabemos o desempenho da aprendizagem, que o ajuda para melhoria no desenvolvimento da educação. Tem obrigação anual esse documento podendo todos participar assim que necessário para a construção de uma educação democrática com a colaboração de todos.
...