Estágio de Educação Especial
Por: 270881 • 30/8/2015 • Relatório de pesquisa • 3.129 Palavras (13 Páginas) • 665 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ROSIANE APARECIDA DIAS-RU 732711
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL
ITAJUBÁ
2013
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ROSIANE APARECIDA DIAS-RU 732711
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL
Relatório de Estágio Supervisionado Educação Especial apresentado à UTA- Corporeidade e Inclusão, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba
Tutor local: Regina Miaci de Oliveira Carvalho
Centro Associado: Itajubá
ITAJUBÁ
2013
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...................................................................... 04
- DESENVOLVIMENTO.......................................................... 06
2.1 IDENTIFICAÇAÕ DA ESCOLA ESTAGIADA......................06
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA........................06
2.3DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO......................................................................................07
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................. 14
REFERÊNCIAS..................................................................... 15
1 INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado – Educação Especial descrito neste relatório aconteceu em uma escola da rede Municipal de Ensino chamada Arlindo Zaroni, foi realizado pela aluna Rosiane Aparecida Dias.
As especificidades deste estágio foram analisar e acompanhar o processo de inclusão de alunos (as) com necessidades Educativas Especiais. O mesmo ocorreu nos dias 5, 8, 9, 10, 11 e 12 de abril de 2013 na sala do 4º ano.
O Estágio Supervisionado – Educação Especial teve como objetivo observar e analisar as implicações didáticas pedagógicas, quanto ao planejamento, conteúdo, objetivos, métodos, às avaliações e relações pedagógicas no processo de inclusão. E tomando por base estudos teóricos realizados durante o curso, estabelecer uma análise crítica da realidade escolar atual, refletir sobre a questão do professor face às novas demandas no ensino regular, frente ao processo de inclusão.
Os objetivos do presente relatório é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades de todos os educandos.
O Estágio Supervisionado é uma atividade de suma importância para ao acadêmico, pois é uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse. Através de estágio podemos identificar novas e variadas estratégias para solucionarmos problemas. Passamos a desenvolver mais raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade.
A metodologia adotada pela professora da sala estagiada é trabalhar de forma contextualizada utilizando apostilas que faz parte da proposta de trabalho da instituição chamada Sistema Anglo de Ensino, que vem com material específico para cada disciplina. Onde o projeto pedagógico desenvolvido pelo Sistema Anglo de Ensino propõe atividades significativas e desafiadoras, também são utilizadas ao método tradicionais.
Os itens trabalhados no relatório são: a identificação da escola estagiada, a concepção pedagógica da escola e descrição e análise reflexiva das atividades do estágio.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Identificação da Escola Estagiada
O estágio foi realizado na Escola Municipal Arlindo Zaroni, situada à avenida Dona Mariquinha, número 2110, Centro, CEP 37517-000, localizada na cidade de Maria da Fé, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone 0xx35 3662-1759.
A escola oferta atendimento no Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Anos Finais no período matutino e vespertino, e no período noturno é ofertado o curso de Educação à Distância da rede particular de ensino.
A instituição atende um total de 618 alunos, desse total 70 são alunos em processo de inclusão.
O estágio foi realizado no período matutino, das 7h: 30 às 11h: 30, sendo observada a turma do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
2.2 Concepção Pedagógica da Escola
A escola assume compromisso de educar para a vida, buscando articular com a diversidade sócio/econômico/cultural da clientela a que atende promovendo condições e oportunidades para desenvolver competências, conhecimentos e habilidades que lhes possibilitam o enfrentamento de forma autônoma, crítica, responsável e consciente em situações da vida cotidiana.
O papel da Instituição é contribuir para que o aluno se torne em cidadão atuante, participativo e transformador da sociedade. Seu marco referencial é trabalhar visando à qualidade de excelência na ação educativa e faz valer a opinião significativa da comunidade onde está inserida. Busca a opinião e a participação efetiva do seu quadro de pessoal e comunidade para a formação das estratégias que a conduz na realização de ações e na conquista de um espaço justo, democrático, humano, inclusivo, aberto e renovador.
A escola visa o respeito, a solidariedade, a equidade, a ética, a convivência. O trabalho uma vez coerente defina pressupostos que garantam a centralidade no aluno e no seu sucesso.
A valorização das experiências pessoais, levando os alunos a serem consciente de seu próprio processo de pensamento, a serem capaz de reagir às situações diversas, a buscar propostas voltadas para a realidade, contribuindo para formação de uma sociedade justa e humanitária.
A instituição tem como objetivo contribuir para o enriquecimento da bagagem sociocultural dos alunos elevando o nível de qualidade a partir das interações com o real e, consequentemente, a formação de uma juventude cidadã, apta a contribuir um mundo mais justo e humano, com profissionais criativos capazes de criar diferenciais.
...