Estagio do Ensino Fundamental
Por: brunasouzasarah • 31/8/2016 • Projeto de pesquisa • 715 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
Leitura e Produção de Texto
Nomes:Ra:Turma: 4º A
Bruna de Souza Macedo 9897537214
Gleice F. M. Nascimento8824380314
Luciana da Silva Miranda 8873348402
Susan Garcia Silva 9023421894
Vanuza da Silva Rocha 8830392649
Osasco
2016
Releitura: Pinóquio
Era uma vez um velho carpinteiro chamado Gepeto, que criava vários bonecos de madeira e um dia criou um tão perfeito que o chamou de Pinóquio e disse:
- Você será o filho que eu nunca tive!
Nesta noite, passou uma estrela cadente e Gepeto fez um pedido:
- Oh céus, peço que me traga um filho.
E na mesma noite, uma fada comovida com o pedido do bom velhinho decidiu conceder o desejo e deu vida á Pinóquio:
- Vou lhe dar o dom da vida, porém terá que se comportar e ser educado com todos á sua volta.
Assim, a fada deu-lhe um amigo para lhe ajudar, o Grilo, que também seria sua consciência, para ensinar o certo e o errado.
De manhã ao acordar, Gepeto percebeu que seu desejo havia sido ouvido e Pinóquio estava com vida, ficou maravilhado e resolveu ensinar tudo que sabia a seu filho e também o matriculou na escola da vila em que morava.
A caminho da escola Pinóquio viu um garotinho na beira da lagoa e querendo lhe pega uma peça o empurrou o menino caiu e Pinóquio saiu dando risada,
Pinóquio era um menino muito levado, travesso, zombava das pessoas e era muito mal educado, sem notar, que cada vez que fazia uma travessura ou tratava mal as pessoas, seu nariz crescia e ficava cada vez mais evidente á outras pessoas.
Então Gepeto chamou Pinóquio para uma conversa e disse:
- Meu filho, você não pode tratar mal as pessoas e nem faltar com respeito, pois na vida precisamos uns dos outros e já está na hora de conhecer as palavras mágicas como: Desculpa com licença, por favor, e muito obrigado.
Pinóquio bravo com o que seu pai lhe disse fugiu de casa, pois para ele não tem nenhum problema em fazer uma travessura.
Então o Grilo, que além de amigo também era sua consciência, começou a avisar Pinóquio sobre suas atitudes que não estavam certas e que por isso, seu nariz crescia. Mas Pinóquio não levava nada a sério.
No meio do caminho Pinóquio conheceu um a Dona Raposa e a Dona Gata que lhe falou que o grilo não sabia de nada e que a vida o ensinaria se fosse com eles, Pinóquio feliz com o convite da Raposa saiu deixando o grilo para traz, porém a Raposa e Gata só queriam se aproveita do Pinóquio, pois um boneco de madeira que anda e fala iria dar muito dinheiro.
Ao notar que a Dona Raposa e a Dona Gata só estavam usando ele, lembrou do que seu pai lhe disse e começou a sentir saudade, até mesmo do seu amigo grilo que já não o acompanhava mais, então decidiu voltar para casa.
Ao chegar à vila viu seu pai muito aflito, que o ver o filho de longe correu de encontro com Pinóquio.
-Papai me desculpa por tudo, prometo daqui pra frente ser um bom garoto e vou pedir desculpa a todos que magoei.
A fada feliz por Pinóquio ter aprendido a lição lhe deu o maior dos presentes, o tornando assim um menino de verdade.
...