A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Por: andreia.aragao98 • 4/4/2020 • Artigo • 1.417 Palavras (6 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1] | GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Secretaria da Educação Coordenadoria de Cooperação com os Municípios[pic 2] |
IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC) E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Teixeira, Andréia Aragão
crede 09
RESUMO
O resumo contém uma introdução ao problema, objetivos, método e principais resultados. Compreensivo, informativo e objetivo. Faça com que cada palavra valha a pena. Na hora de traduzir para o inglês, tome cuidado ao usar os tradutores automáticos. Verifique se a tradução faz sentido.
PALAVRAS CHAVES
Palavras-chave ou descritores representam o conteúdo do artigo e são escolhidos, preferencialmente, em um vocabulário controlado. Escolha suas palavras-chave com atenção. Verifique se elas são adequadas ao tema.
1. INTRODUÇÃO
Como a BNCC pode contribuir aos professores de educação infantil a serem protagonistas de suas práticas pedagógicas?
Como inserir práticas inovadoras nas formações de professores, que venha a contribuir com aulas lúdicas e motivadoras que atendam a demanda esperada pela BNCC?
De que forma o brincar e as brincadeiras podem contribuir no desenvolvimento cognitivo para a construção do processo de alfabetização e letramento?
Descreva o problema. O que é interessante sobre esta questão? Conduza seus leitores com um fato interessante que pode torná-los curiosos sobre esse tópico. Mostrar a importância da pesquisa no contexto. Informe o escopo e delimite a sua pesquisa.
2. RELATO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Segundo o professor espanhol Jurgo Torres Santomé, diretor do Departamento de Educação da Universidade de La Coruña, na Espanha,
“Para compreender as reformas e inovações educacionais é preciso desvelar as razões e o discurso nos quais elas se baseiam. Tanto as políticas de reforma educacional oriundas da Administração Pública como as modas pedagógicas estão impregnadas de discursos, ideias e interesses gerados e compartilhados por outras esferas da vida econômica e social.”
E dentro deste contexto a Base Nacional Comum Curricular BNCC, 2017 “é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem.” Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a partir dela todas as instituições educacionais brasileiras devem estabelecer conhecimentos, competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes ao longo da escolaridade básica, e orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. a BNCC apresenta em seus propósitos um direcionamento a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Concluindo a\para se pensar
De que crianças e infancias estamos falando? conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009)27, em seu Artigo 4º, definem a criança como:
“… Sujeito histórico e de direito, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivência, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende observa, experimenta, narra questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.” (BRASIL, 2009).
Como a BNCC pode contribuir aos professores de educação infantil a serem protagonistas de suas práticas pedagógicas?
Como inserir práticas inovadoras nas formações de professores, que venha a contribuir com aulas lúdicas e motivadoras que atendam a demanda esperada pela BNCC?
De que forma o brincar e as brincadeiras podem contribuir no desenvolvimento cognitivo para a construção do processo de alfabetização e letramento?
Encontre artigos sobre o seu tópico e liste os fatos relevantes de cada um. Analise a literatura relevante e relacione os estudos de uma forma lógica. 1. De acordo com (autor/fonte) (data) a ideia principal sobre este assunto é
Liste fatos da fonte que apoiam esta ideia
(Você pode adicionar mais fatos.) Concluindo (autor/fonte)(data) _________________________________ diz _____________________________________________ sobre o assunto.
Explique como a sua ideia se relaciona com o tópico e de que maneira ela se distingue das que você achou na literatura.
Descreva, de forma precisa (passo a passo), os métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados. As informações nessa seção devem permitir a repetição do experimento ou estudo com a mesma exatidão por outros pesquisadores ou demonstrar a validade da pesquisa.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O que achei? Apresente seus resultados de maneira gráfica e narrativa. Não é o momento de interpretar os resultados.
O que os dados significam? Explique as implicações dos resultados. Atenha-se aos resultados do trabalho e ao confronto com dados encontrados na literatura.
Qual é a sua resposta à pergunta de pesquisa? (Dê os fatos que apoiam seu ponto.) A conclusão destaca os resultados obtidos na pesquisa ou estudo. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. Nunca introduza qualquer informação nova.
...