FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Por: naninha123 • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.322 Palavras (6 Páginas) • 440 Visualizações
[pic 1]
CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PBO – PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORIENTADA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
OUVIDOR – GO
2017
[pic 2]
CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PBO – PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORIENTADA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Trabalho entregue à Base Cursos, para o curso de Extensão Universitária – Pedagogia, à disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, como pré-requisito para a obtenção do diploma de Pedagogo (a), sob a orientação da Profª. Camila Landim.
OUVIDOR – GO
2017
Dedico este trabalho primeiramente а Deus, por ser essencial em minha vida, mеυ guia.
À minha família e amigos pelo apoio e aos professores pela motivação e grandes ensinamentos.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por ter me concedido discernimento para realização deste trabalho.
A minha família pelo apoio e por acreditar na minha capacidade.
Aos professores que me instruíram para a realização deste trabalho.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ”
Paulo Freire
RESUMO
Este trabalho tem como fundamento mostrar a Filosofia, desde sua origem, seus períodos até a influência da mesma na educação. Será apresentado as tendências pedagogias, o resumo do filme Pro dia nascer feliz (2006) e o paralelo das teorias apresentadas e o filme.
Palavras-chave: Filosofia. Educação. Tendências Pedagógicas.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
DESENVOLVIMENTO 8
Definição para Filosofia 8
Origem da Filosofia – dos primórdios aos dias atuais 8
Períodos da Filosofia 8
Tendências pedagógicas 9
Filme – Pro dia Nascer Feliz... 10
Paralelo entre o filme e a Filosofia da Educação 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
A filosofia teve se originou na Grécia antiga no século VII a.C. e teve seu termo criado por Pitágoras, trazendo a razão aos mitos daquela realidade.
A Filosofia é o amor pelo saber, a Educação é o processo de transmissão do saber aos outros.
“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens. A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum. (ARENDT, 2003, p.247)
A Filosofia da Educação é a sistematização de recursos de ensino. O Filme Pro dia nascer feliz mostra a realidade do ensino no Brasil e a falta da Filosofia na educação.
DESENVOLVIMENTO
Definição para Filosofia
O termo Filosofia foi criado por Pitágoras de Samos tem origem grega com significado filos amizade e sofia sabedoria, construindo assim o conceito de que Filosofia é o amor pelo saber.
Origem da Filosofia – dos primórdios aos dias atuais
A Filosofia surgiu na Grécia antiga no início do século VI a.C. e foi chamada de “o berço da Filosofia Ocidental”, teve Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes como os primeiros pensadores filósofos, eles tentavam explicar a realidade humana de forma racial.
Nessa época tudo era explicado por meio da mitologia e da ação dos deuses, portanto os pensadores tentavam identificar as origens das coisas. Com o tempo a filosofia se tornou a busca da sabedoria proveniente da razão e que se estende até os dias atuais.
Períodos da Filosofia
A filosofia passa por quatro períodos iniciando entre o século XVII até o século X a.C. em que a ideia de que os deuses serem os criadores de tudo se extingue dando lugar as coisas da natureza.
O segundo vai do século V até o século IV onde Sócrates explica as questões humanas através da ética, política e técnica, esse período foi chamado como antropológico.
O terceiro período é o sistemático que se estende pela sistematização que mostra que tudo que tenha uma argumentação boa e esteja dentro das exigências da ciência pode ser objeto de conhecimento filosófico.
E por fim o quarto período, o helenístico que é a expansão da Roma na Grécia, ela vai do fim do século III a. C. até o Século VI d. C., nesse período a filosofia se preocupava com a ética, Deus analisando a relação do homem e da natureza e Deus.
Tendências pedagógicas
As tendências pedagógicas são divididas em Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. A liberal se preocupa com o indivíduo e seu desenvolvimento, de forma que o indivíduo deve adaptar aos valores e normas da sociedade.
...