FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Por: guigui42 • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS DE BRAGANÇA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
DOCENTE: MARIA DE LIMA GOMES
DISCENTE: JOSEELSON GUIMARÃES
MAYARA OLIVEIRA
ENSINO DA DIVISÃO SIMPLES PARA O 3º ANO
BRAGANÇA –PA
2015
HISTÓRICO DA DIVISÃO
Abordar o tema da divisão remetemo-nos à matemática na qual assume um papel de grande relevância no nosso cotidiano, uma vez que independente do nível que obtemos dos conhecimentos matemáticos possuímos habilidades para utilizá-la constantemente.
Segundo Lungarzo (1993) a “atividade de contar é uma das atividades mais antigas do homem”, o homem primitivo utilizava elementos de referência para poder conferir os objetos de sua propriedade, tendo como exemplo a alimentação dos cavalos, para saber se os pacotes de erva eram suficientes para alimentá-los, ele distribuía para cada cavalo um pacote, partindo dessa perspectiva podemos perceber a origem da divisão.
O sinal de divisão: as formas a/b e indicam a divisão de a por b, atribuídas aos árabes; Oughtred, em 1631 colocava um ponto entre o dividendo e o divisor. A razão entre duas quantidades é indicada pelo sinal : , que apareceu em 1657 numa obra de Oughtred. O sinal ÷ segundo Rouse Bali, resultou de uma combinação de dois sinais existentes – e : .[pic 2]
Nesta ótica, pode-se perceber que os primeiros homens do período histórico utilizavam-se de objetos concretos para contar. Muitos séculos depois com o surgimento do número, fez-se a abstração dos objetos, ou seja, a associação do objeto à quantidade, decorrente dessas concepções podemos dizer que a matemática é uma ciência abstrata, definida a partir do pensamento.
A partir desse entendimento, torna-se evidente a importância que a divisão exerce no ensino matemático, pois assim como as outras operações ela contribui e instiga o educando a desenvolver seu raciocínio matemático. O professor assume lugar de grande valor nesse processo de construção do ensino-aprendizado, devendo ser utilizado os conhecimentos prévios do aluno, no entanto essa idéia de conhecimento passa de maneira despercebida pela criança, sendo sistematizada somente na escola. O ensino da divisão precisa ser direcionado de maneira criativa, como afirma D’Ambrosio (1998) “a educação matemática deve seguir, dentro de uma criatividade orientada e, portanto basicamente aberta [...]”.
ENSINO DA DIVISÃO SIMPLES PARA O 3º ANO
Ideia de repartir em partes iguais
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
Como podemos dividir 12 lápis de cor para 3 crianças?
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]
Representação numérica[pic 16]
Representação da conta e os termos da divisão
[pic 17][pic 18][pic 19]
[pic 20][pic 21]
[pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]
REFERÊNCIAS
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer- 5ª Ed. São Paulo- Ática, 1998.
LUNGARZO, Carlos. O que é matemática- 2ª Ed. São Paulo- Brasiliense, 1993.
...