Ficha de frequência
Por: jugegi • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.447 Palavras (6 Páginas) • 563 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação à Distância
Curso de Matemática- Licenciatura – 1º Semestre
Acadêmico:
Geovani Pereira Mendonça RA: 2714224800
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – COLÉGIO FUTURO
Tutores a Distância – Maria Clotilde Bastos, Maria Ausdy Castro Santos, Fabrício Rinaldi, Thais Vidal, Luis Fernando Crespo, Gabriela Piasson, Júnior Vaz.
Naviraí-MS
2016
Introdução
A realização deste trabalho é essencial para que o acadêmico perceba como deve ser desenvolvido um projeto, quais as etapas necessárias para que ele possa ser aplicado, de que forma ele deverá ser aplicado, quais as etapas necessárias para a sua construção.
Colégio Futuro (Escola Pública)
Biblioteca: A biblioteca da Escola possui amplo acervo de livros, revistas, periódico e vídeos, atualizados constantemente. O acesso à Internet é disponível aos alunos para pesquisa.
Auditório: A escola possui um auditório climatizado e com boa iluminação.
Sala de Artes: Nas salas de artes o aluno conta com todos os recursos necessários para produção de seus projetos, orientado por uma excelente equipe de professores.
Quadra Poli-esportiva: A Escola tem em sua sede uma quadra poli-esportiva coberta para realização de atividades esportivas e culturais.
Sala de Aula: As salas de aula da Escola são amplas, ventiladas e climatizadas para garantir o conforto de nossos alunos. Havendo 12 salas na escola.
Laboratório de Informática: Um moderno laboratório de informática com acesso à Internet integra o trabalho de Informática Educacional baseado nas diversas disciplinas do conhecimento.
A escola oferece três níveis de educação que são: Educação infantil de 0 a 5 anos - Ministrada por estabelecimentos de ensino regular . O ensino fundamental de 6 a 14 anos (1 a 9 ano) - Educação de jovens e adultos (mín. 18 anos) - suplência, aprendizagem, Educação especial Deficientes visuais, auditivos, físicos, mentais, portadores de deficiências múltiplas, portadores de condutas típicas, portadores de altas habilidades. O ensino médio de 15 a 17 anos (1 a 3 ano) - suplência, aprendizagem, Educação especial Deficientes visuais, auditivos, físicos, mentais, portadores de deficiências múltiplas, portadores de condutas típicas, portadores de altas habilidades.
Corpo docente do ensino médio (Professores)
- Ana Lucia Formada em História e Direito (bacharelado) e especializada em História Geral e do Brasil
Professora de Ensino Religioso no 2º e 3º anos.
- João Henrique - Formado no Magistério, graduado em Artes Visuais, especialização em Arte-Educação: lingüística, Letras e Artes
Professor de Artes no 1º ano. (45m cada aula).
- Bruna Letícia - Formada em História (licenciatura plena) e especializada em História Cultural (45m cada aula).
Professora de História no 1º, 2º e 3º anos. (45m cada aula).
- Regiane Lima - Formada em Ciências (licenciatura curta) e em Matemática (licenciatura plena) e especializada em Ensino da Matemática (45m cada aula).
Professora de Física no 1º, 2º e 3º anos. Química no 1°, 2° e 3° anos.
- Daniel de Souza - Formado em Matemática (licenciatura plena) e especializado em Ensino da Matemática (45m cada aula).
Professor de Matemática no 1º, 2º e 3º anos (45m cada aula).
- Giovanna Oliveira - Formada em Ciências Biológicas e especializada em Biotecnologia (45m cada aula).
Professor de Biologia no 1º, 2º e 3º anos (45m cada aula).
- Jéssica da Silva – Formada em Letras – Português/Inglês (45m cada aula)
- Leandro Souza - Formado em Educação Física (45m cada aula).
- Roseli - Português/Literatura (45m cada aula).
Envolvimento político e social com a comunidade: A relação família-escola é um dos mais importantes fatores para a melhoria da aprendizagem. Esta parceria deve esta baseada na participação da família na vida escolar do aluno, este trabalho tem o objetivo, de relatar o trabalho desenvolvido em uma unidade escolar, a partir da perspectiva de que a parceria família-escola possa representar um diferencial no cotidiano escolar. Dessa forma serão realizadas ações que integram a família no espaço escolar e estabelecem uma maior relação escola/família. O mesmo mostra quais as contribuições que a família pode oferecer no processo ensino e aprendizagem, como também as causas que leva as famílias a se distanciarem da escola, e o que essa ausência dos pais pode causar. A gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania. A escola não pode e não deve fechar-se em seus muros, deixando de considerar toda a realidade que a norteia e que exerce influência constante no processo de ensino aprendizagem. A sociedade vem se transformando em ritmo cada vez mais acelerado, logo as instituições de educação não podem manter-se distantes do meio social que exige uma proximidade pertinente se o êxito da educação for o objetivo a ser alcançado. Atualmente não há como a escola subsistir sozinha no que diz respeito às suas atribuições, se considerarmos tanto fatores externos que existem à sua volta. Portanto nota-se que é imprescindível que a comunidade local esteja em sintonia com o ambiente escolar para garantir a melhoria educacional e isso pode ser promovido mais facilmente quando a escola possui uma gestão democrática.
Corpo discente do ensino médio: Não havendo conflitos de gêneros, classe ou religião e não havendo também repetentes. As aulas são noturnas, pois todos os alunos trabalham durante o dia.
Justificativa
Compreender os diferentes processos de desenvolvimento da educação geral e sua articulação com a realidade brasileira possibilitará ao professor em formação a compreensão articulada e coerente dos processos educacionais do passado e suas possíveis, mas não exclusivas relações com a realidade na qual ele está inserido, já que se entende que o indivíduo é um sujeito histórico, que por sua práxis produz a realidade e também é produzido por ela.
...