Fundamentos Filosoficos da Educacao
Por: gabisclearuc • 20/4/2016 • Trabalho acadêmico • 999 Palavras (4 Páginas) • 501 Visualizações
GRUPO EDUCACIONAL UNINTER
Curso de Pedagogia
UTA Fundamentos da Educação
Tutora Valdirene Ap. Foratto Pinto.
[pic 1]
Acadêmico: Renata Antonia de Souza Vidal RU 1160185
Jarinu
Julho 2015
Atividade de aprendizagem
Pagina 64
- Qual dos pensadores estudados neste capitulo se encontra mais em sintonia com as tendências iluministas: Voltaire ou Rousseau? Justifique sua resposta.
Voltaire é o mais importante autor no iluminismo, defendia o uso da razão e fazia criticas a religião e a monarquia,
A educação para questões pratica, colocando a razão acima da tradição. Enquanto Rousseau esta em sintonia com a tendência naturalista, que o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe.
Pagina 90
- Explique de que modo o iluminismo e a Revolução Industrial influenciaram o pensamento positivista.
O pensamento positivista foi inspirado pelo iluminismo e Revolução Industrial por valorizarem a razão e o progresso da humanidade, com níveis cada vez mais altos de desenvolvimento social e cultural. Com o impacto da Revolução Industrial, surgiram nova tecnologias, e novas formas de organização do trabalho que aceleram o ritmo de produção. Com isso ocorreu um impacto na mentalidade das pessoas, o ser humano adaptava o mundo ao seu redor de acordo com suas necessidades. Assim o homem compreende a natureza para controla-la em seu beneficio.
3-Por que o legado de Augusto Comte é tão controverso, especialmente no Brasil? Por que seus seguidores frequentemente discordavam entre si?
As influências de Comte no Sul do Brasil era predominantemente positivista ortodoxa, seguiam o pensamento de Comte, que no final da sua vida criou uma religião chamada “Religião da Humanidade” onde se cultuava a ciência em templos positivista. Alguns de seus seguidores viam nessa iniciativa uma controvérsia, pois o estágio positivista ou científico consiste em uma superação do pensamento mítico/ teológico e da metafísica, então nada mais incoerente do que fundar uma religião positivista. No Nordeste Brasileiro, surgiu uma corrente do pensamento positivista, eles não aceitavam o modo ortodoxo, e consideravam-se como heterodoxa, que priorizada a doutrina que Comte havia desenvolvido na juventude.
Pagina 113
- Faça uma explanação sobre os conceitos de materialismo e dialética e explique de que modo esses conceitos se articulam na filosofia de Marx e Engels.
Para Hegel, como pensamento e realidade é a mesma coisa, a dialética não seria somente um método, mas sim uma lógica que estaria inerente no próprio processo histórico. O pensamento dialético pode ser expresso através de uma tese. Marx concorda com Hegel em interpretar a realidade dialeticamente, mas para Marx ele incorre em erro ao adotar uma filosofia idealista. Marx e Engels acreditam que a realidade primária é a matéria, e que o pensamento é uma consequência da matéria.
A filosofia de Marx e Engels
No materialismo dialético, Marx e Engels fazem uma critica ao sistema de governo capitalista, e da submissão da classe proletária, acreditando em uma ideologia que os levaria a uma alienação. Em sua critica ele prever a queda do capital, e o surgimento de uma nova ordem econômica chamada de socialismo.
- Explique a critica que Marx e Engels fizeram a instituição escolar no século XIX.
Marx e Engels fazem uma dura critica ao sistema educacional de sua época. Eles acreditam que as escolas servem apenas aos interesses particulares da classe capitalista, e que as escolas são empresas, e os professores trabalhadores assalariados, e que o produto fabricado por eles, era a instrução repassadas ao jovem, visando tão somente à preparação de mão-de-obra para o trabalho das indústrias. No projeto de Marx para uma educação perfeita, seria a educação com fim para acabar com a alienação do capital. E a preparação para o trabalho intelectual, mas também com as mãos. Ele defendia uma homogeneização entre a educação e o trabalho.
...