Fundamentos da Educação Especial
Por: Mirela2413 • 7/9/2019 • Resenha • 506 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
Mirela de Jesus Cardoso
Fundamentos da educação especial
Algumas crianças não seguem as perspectivas de aprendizagem do seu ano letivo, algumas mostram desde cedo dificuldades no aprendizado, ao qual a família juntamente coma escola devem ter consciência de que será necessário mudar essa realidade. Segundo Fernández (1991):
[...] o pensamento é como uma trama na qual a inteligência seria o fio horizontal e o desejo o vertical. Ao mesmo tempo acontecem a significação simbólica e a capacidade de organização simbólica (p. 67)
No presente caso, o aluno tem baixo desempenho escolar, em casa mostra que não obedece a seus familiares. Nem tudo está perdido para essa criança. Mesmo estando o professor em sala de aula, a coordenação pedagógica da instituição deve oferecer arrimo, estratégias, bem como desenvolver ações ajudadora para melhoria do rendimento desses alunos que apresentam dificuldades.
Para contribuir para o desenvolvimento do Felipe algumas intervenções são bem-vindas, em que se devem adotar medidas que proporcione segurança para o aluno e para a escola.
A coordenação deve chamar seus pais ou responsáveis para um diálogo no intuito de a família trabalhar a autonomia com a criança em casa, orientando-os a acompanhar e ajudar o filho na responsabilidade das tarefas, e assim a escola passa a conhecer a realidade da criança no seu dia-a-dia no âmbito familiar.
O educador deve ser claro com relação a este aluno, mostrar que deseja ajuda-lo, assim a criança não se sentira inseguro com a reação do professor mediante a sua dificuldade.
O professor pode orientar o aluno quando ele fizer uma atividade, em que os demais da sala estejam fazendo com desenvoltura e juntamente com um auxiliar de classe trabalhando em conjunto com os professores, para que a criança consiga concluir suas atividades juntamente com os seus colegas. Podendo também dar-lhe um pouco mais tempo para organizar os seus pensamentos, e conseguir desempenhar as suas tarefas e terminar o seu trabalho.
Modificar o material didático também pode ser uma forma de motivação para estes alunos, desenvolvendo pequenos projetos com temas que busquem incentivar, bem como despertar o interesse dessas crianças para o estudo.
No quesito disciplina de português e matemática a demanda é ainda maior, pois são disciplinas bases da formação dos alunos, a estratégia a ser trabalhada nessas crianças com dificuldades requerem jogos e atividades lúdicas que possam inclui-los, trabalhando a autonomia e a concentração.
No momento de leitura pode-se propor uma leitura prazerosa com textos de preferência deles, buscando desenvolver habilidade mental. É necessário criar na sala um ambiente acolhedor para a criança sentir a afetividade, refletindo sobre a importância do convívio social da criança.
Aulas de reforço escolar para melhor aprendizado, podendo ser mais bem trabalhado suas dificuldades.
O processo ensino-aprendizado é um ato constante em que o aluno não é só o que aprende, mas a relação de ensino se modifica constantemente.
É importante avaliar cada situação, cada aluno, É importante ajudar o aluno a
...