Gestão e Motivação em Educação Infantil
Por: Hugo Zanetti • 30/8/2018 • Resenha • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 888 Visualizações
NOME: Hugo Zinetti da Silva
CURSO: Gestão Escolar: Orientação e Supervisão
DISCIPLINAS: Gestão de centros de educação infantil e escolar
GESTÃO E MOTIVAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
A obra de Lynn R. Marotz e Amy Lawson é especialmente voltada para a Educação Infantil, expondo com clareza os princípios básicos da teoria motivacional e aborda como tema chave a motivação, a habilidade de encorajar a criatividade, a produtividade e a participação constante dos colaboradores.
O livro também propõe sugestões para estimular a equipe e, orienta o gestor a criar e concretizar estratégias que ajudarão os funcionários a terem autonomia para se responsabilizarem por sua motivação, sendo essa a maneira mais eficaz para aperfeiçoar técnicas motivacionais.
Nos ambientes escolares, a preocupação dos gestores é manter seus funcionários motivados ao longo do tempo, por isso, motivação é a palavra- chave ao longo de todo o texto, por ser extremamente importante principalmente na Educação Infantil, levando em consideração os desafios e também a limitação de recursos presentes no ambiente de trabalho, sendo necessária a desenvoltura, a vontade de buscar conhecimento e a criatividade para desenvolver estratégias para trabalhar esses desafios, não se esquecendo dos professores e suas particularidades.
Quando dedicamos tempo e energia para buscar algo que consideramos atraentes, muitas vezes nos deparamos com o cansaço e o desânimo no meio do percurso. Mas se neste percurso temos alguém que nos motiva e impulsiona, mostrando que acredita no nosso potencial e trabalho, isso fortifica-nos e faz com que sigamos em busca dos nossos objetivos com mais determinação e vigor, de maneira mais leve e prática. Esse é o papel do gestor motivador, além de motivar deve também passar confiança e ser ponto de referência para seus funcionários.
Pessoas que ocupam cargos na gestão escolar podem usar sistemas teóricos que melhorem a compreensão sobre o conceito de motivação, para ajudar a identificar as necessidades de seus funcionários, elaborando sistemas de recompensas, sendo essas motivadoras e individualizadas, além de eficazes e eficientes. O conhecimento torna-se um aliado do gestor na busca de melhoras no ambiente de trabalho e também auxilia na busca de novos métodos de motivação.
É importante salientar que trazer para a instituição de ensino funcionários habilidosos e competentes, é umas das maiores preocupações para uma organização escolar, por isso, saber a forma correta de motivá-los e fazer com que essa motivação permaneça, é a base para um bom desenvolvimento pedagógico. Entretanto, é necessário saber a importância de educação infantil e seus objetivos, e saber também os caminhos necessários a seguir para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira. Isso se dá por meio do conhecimento do ambiente escolar em que atua e também das especificidades de cada funcionário.
A falta de conhecimento e até mesmo a falta de qualificação, são desafios que fazem aumentar cada vez mais a escassez de professores na área da EI. Isso acontece devido ao fato de estudantes escolherem áreas que sejam mais bem remuneradas e também, por muitos professores estarem abandonando a área anualmente, aumentando a urgência em saber usar a motivação de maneira eficaz, a fim não só de recrutar, mas de manter funcionários indispensáveis em todo o processo pedagógico na educação infantil.
O esgotamento emocional e o estresse também são a causa da falta de motivação no ambiente de trabalho. O estresse faz parte da vida das pessoas, porém, nem sempre deve ser considerado como algo prejudicial, estresse de curto prazo pode até ser revigorante e a falta dele pode nos levar ao desânimo e ao desinteresse, mas se estimulado positivamente pode ajudar a melhorar a produtividade, aumentar os níveis de energia e o desempenho, alem de nos manter motivados pessoal e profissionalmente. No entanto, se o estresse for demasiado, pode causar uma série de problemas tanto físicos como psicológicos. Por isso é necessário encontrar o equilíbrio para que se possamos evitar os efeitos negativos do estresse.
As recompensas como foram supracitadas são parte fundamental para motivar a equipe. DeCharms (1968) explica dois tipos de recompensas: a intrínseca, que tem um senso interno ou pessoal de realização e incluem sentimentos como empolgação, aumento do interesse ou do estímulo, divertimento ou prazer, e extrínseca que inclui um aumento salarial, a designação de um espaço de trabalho melhor, um novo título, um prêmio ou um dia de folga a mais. Essas são recompensas concretas oferecidas por outro indivíduo como forma de reconhecer o desempenho de um funcionário.
Para obtermos bons resultados dentro de uma organização e para que a mesma atue sem problemas, conquistando suas metas e objetivos, é necessário que haja uma liderança eficaz, pois uma gestão deficiente pode contribuir para a desmotivação, o descontentamento, ineficiência e até mesmo a confusão e falência da mesma.
Uma gestão motivada consegue ter ampla visão de sua escola, garantindo que pequenos problemas não atrapalhem o bom desenvolvimento da mesma, tampouco deixam que situações assim os impeçam de garantir êxito nos planos e metas traçadas para a instituição.
...