Grafismo infantil
Por: Suellen Lança • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 648 Palavras (3 Páginas) • 640 Visualizações
Página 1 de 3
A escrita do próprio nome
Um dos caminhos para iniciar o processo de alfabetização.
- Escrever o próprio nome é uma grande conquista para as crianças que entram no mundo letrado, pode ser o pontapé inicial para o trabalho de alfabetização.
- O nome tem a função social claramente definida: Serve para representar a pessoa para marcar os pertences para dizer algo sobre alguém.
- Aprender a escrever seu nome e compará-lo com outros nomes existentes no seu mundo a ajuda a entender essa relação e a compreender cada vez melhor como a escrita funciona.
Desafios para ensina e aprender
- Muitos professores propõem inicialmente uma série de exercícios simples de coordenação motora, pois, para eles, saber fazer o desenho do nome é um pré requisito para escrever.
- Cópias e exercícios de coordenação motora enfatizam o aspecto gráfico da escrita e não o aspecto conceitual. Porém se o professor só trabalha com cópia do nome, ele não ajuda a criança a aprender de fato a escrever, a pensar sobre a escrita.
- Alguns professores fazem atividades onde as crianças colocam o nome no papel do desenho, pedem para distribuir materiais aos colegas de acordo com o nome escrito na etiqueta etc.
Proposta de atividades
- Proponha a escrita do nome da criança em contextos significativos:
- É mais importante propor situações de escrita contextualizadas, que levem a criança a pensar não apenas no traçado das letras, mas no uso social dessa escrita, ou seja, aprender a funcionalidade da escrita na nossa cultura.
Algumas propostas de trabalho:
- Organize um cartaz de pregas para guardar as filipetas com o nome de todas as crianças, importante que esteja bem visível e acessível na parede.
- Peça aos alunos coloca o nome em seus objetos pessoais.
- Peça que as crianças escrevam o nome nas folhas das atividades propostas.
- Ofereça letras móveis e peça para cada criança que as organize para formar seu nome.
- Coloque algumas letras móveis na mesa e peça para cada um que recolha as que fazem parte do seu nome.
2. Apresente o “jogo do nome”.
- Utilizando o conjunto de filipetas com o nome dos alunos, você pode organizar um jogo que leva a criança a desenvolver estratégias de leitura, pegue uma tarja com o nome do aluno e peça para eles adivinharem qual nome foi escolhido, dando pistas para eles. Nossa intervenção é importante para que resulte em aprendizagem.
3. Apresente outros jogos:
- Bingo de nomes: Pode utilizar as filipetas com nome para o sorteio e construir com os alunos, as cartelas de bingo que serão preenchidas.
- Adivinhas: Você ou uma criança põe uma letra na lousa e peça para as crianças irem consultando a lista de nomes e ir adivinhando.
- Cartões com nome de personagens: Faça cartões com nomes de personagens e peça que as crianças separem aqueles com nomes de crianças com aqueles com nomes de personagens e proponha comparações.
4. Organize corretamente o material a ser utilizado:
- Os nomes nas filipetas devem estar sempre em letras maiúsculas, para uniformizar as escritas não atrapalhar a concentração das crianças.
- As palavras não podem ser todas do mesmo tamanho, tem que varia de acordo com o tamanho real.
Sugestões adicionais:
- Organizar atividades no que as crianças tem condições de saber.
- A aprendizagem não diz respeito á quantidade de nomes que se escreve, mas sim á compreensão de como aquela escrita está organizada e especialmente de como usar esse conhecimento para a escrita de outras palavras.
Grupo:
Ana Paula Gomes Pereira Vilas boas - RA: C34IBG-8
Natália Lidia de Carvalho - RA: C320JJ-5
Suellen de Lima Lança - RA: C33435-9
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com